Fatos para estudar sobre câncer e células cancerosas

As células cancerosas são células anormais que se reproduzem rapidamente, mantendo sua capacidade de se replicar e crescer. Este crescimento celular não verificado resulta no desenvolvimento de massas de tecido ou tumores.

Os tumores continuam a crescer e alguns, conhecidos como tumores malignos, podem se espalhar de um local para outro. As células cancerosas diferem das células normais de várias maneiras.

As células cancerosas não experimentam envelhecimento biológico, mantêm sua capacidade de se dividir e não respondem aos sinais de auto terminação. Abaixo estão dez fatos interessantes sobre as células cancerosas que podem surpreendê-lo.

Principais características do câncer

  • Existem mais de 100 tipos de câncer. Os exemplos incluem: carcinomas, leucemia, linfoma e sarcomas. Os nomes são geralmente derivados de onde se desenvolve.
  • Os cânceres são causados ??por uma variedade de fatores, desde erros na replicação dos cromossomos até a exposição a produtos químicos industriais. Os vírus podem causar até 20% de todos os cânceres.
  • Aproximadamente 5% a 10% de todos os cânceres são atribuídos aos nossos genes. Aproximadamente 30% dos casos de câncer são provavelmente evitáveis, pois são causados ??ou estão relacionados ao estilo de vida, infecções e poluentes.
  • As células cancerosas são muito hábeis em impedir os mecanismos do sistema imunológico para se livrar delas. As células cancerosas podem se esconder no corpo imitando as células do corpo e o câncer pode se transformar e mudar de forma para evitar as defesas do sistema imunológico.

1. Existem mais de 100 tipos de câncer

Existem muitos tipos diferentes de câncer e esses cânceres podem se desenvolver em qualquer tipo de célula do corpo . Os tipos de câncer geralmente recebem nome de acordo com o órgão, tecido ou células em que se desenvolvem. O tipo mais comum de câncer é o carcinoma ou câncer de pele.

Os carcinomas se desenvolvem no tecido epitelial, que cobre a parte externa do corpo e reveste órgãos, vasos e cavidades. Os sarcomas se formam nos músculos, ossos e tecidos conjuntivos moles, incluindo tecido adiposo, vasos sanguíneos, vasos linfáticos tendões e ligamentos.

Leucemia, por exemplo, consiste em um câncer que se origina nas células da medula óssea que formam os glóbulos brancos. O linfoma se desenvolve em células brancas do sangue chamadas linfócitos . Esse tipo de câncer afeta as células B e células T.

2. Alguns vírus produzem células cancerosas

O desenvolvimento de células cancerosas pode resultar de uma série de fatores, incluindo exposição a produtos químicos, radiação, luz ultravioleta e erros de replicação de cromossomos . Além disso, os vírus também têm a capacidade de causar câncer ao alterar genes. Estima-se que os vírus do câncer causem de 15 a 20% de todos os cânceres. Esses vírus mudam as células integrando seu material genético ao DNA da célula hospedeira . Os genes virais regulam o desenvolvimento celular, dando à célula a capacidade de sofrer um novo crescimento anormal. O vírus Epstein-Barr foi associado ao linfoma de Burkitt, o vírus da hepatite B pode causar câncer de fígado e vírus do papiloma humano pode causar câncer cervical.

3. Cerca de um terço de todos os casos são evitáveis

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 30% de todos os casos de câncer são evitáveis. Estima-se que apenas 5-10% de todos os cânceres são atribuídos a defeitos genéticos hereditários.

O resto tem relação a poluentes ambientais, infecções e escolhas de estilo de vida (fumo, dieta pobre e sedentarismo, por exemplo). O maior fator de risco evitável para o desenvolvimento do câncer em todo o mundo é o tabagismo. A saber, cerca de 70% dos casos de câncer de pulmão são atribuídos a esse hábito.

E então, gostou

Leia também – Biologia celular: Conheça as principais características

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.