Inclusão digital: Tópicos importantes para o Enem 

A inclusão digital tornou-se um dos assuntos mais comentados e discutidos nas últimas décadas, sobretudo por conta do avanço tecnológico e como ele afetou a sociedade como um todo. 

No entanto, nem todas as pessoas conseguem ter acesso às novas tecnologias e ferramentas oriundas dela, por isso a inclusão digital tornou-se algo tão importante. 

O tema poderá aparecer em avaliações de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba!

Inclusão digital: Conceito

A inclusão digital parte do princípio de proporcionar a elaboração e disseminação do conhecimento através dos instrumentos digitais disponíveis para todos os cidadãos. 

Ou seja, o principal objetivo da inclusão digital é o acesso a todos, democratizando as tecnologias. A tecnologia transformou o planeta e a sociedade como um todo. 

No entanto, mesmo em meio a tantos avanços, milhões de pessoas não têm o devido acesso e acabam ficando de fora do processo de revolução tecnológica. 

As novas tecnologias produzem ferramentas que proporcionam acesso a informação em tempo real através de smartphones, tablets, computadores, assim como a criação de mídias alternativas, entre outros. 

Brasil e a inclusão digital

O Brasil possui enormes desafios na área da inclusão digital. Afinal, trata-se de uma país de terceiro mundo, subdesenvolvido, com sérios problemas econômicos, onde a pobreza afeta boa parte da população. 

Por conta disso, milhões de brasileiros ficam sem acesso digital e consequentemente esse fator corrobora para o aumento da desigualdade social. 

A saber, o mercado de trabalho exige conhecimento digital básico em muitos casos, e para as pessoas que não tiveram acesso a esses produtos, torna-se impossível conseguir um emprego em determinadas áreas. 

Por isso, a inclusão digital passou a ser discutida por governos, instituições sociais, na mídia e na sociedade como um todo.

Quando olha-se para o problema com um pouco mais de profundidade percebe-se que a exclusão social, pode relacionar-se com exclusão digital, que também está ligada a exclusão socioeconômica, uma coisa acaba puxando a outra.  

A realidade ficou ainda mais dura com a chegada da pandemia do novo coronavírus.  As escolas passaram a adotar o ensino a distância “EAD” como método de ensino como medida de segurança contra os avanços da covid-19.

Dessa maneira, muitos alunos que não tem meios de conseguir acesso a plataformas digitais, acabaram abandonando os estudos. 

Ademais, dados levantados pela UNICEF apontam que 5 milhões de crianças e adolescentes na faixa dos 9 aos 17 anos não possuem internet em casa. 

Desafios

A inclusão digital tornou-se um dos maiores desafios dos governos e da iniciativa privada. Afinal, a democratização tecnológica fortalece a sociedade tornando-a mais justa e igualitária. 

Além disso, encontrar meios para reduzir a exclusão digital, como por exemplo através de projetos sociais, ajuda no processo de democratização da tecnologia ampliando o acesso às novas tecnologias. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre exclusão digital?

Não deixe de ler também – Ecologia: Entenda a Logística Reversa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.