Viabilize a Poupança em Seu Planejamento Financeiro Pessoal

O desafio do planejamento financeiro pessoal e a viabilização da poupança

Um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas, por isso, é importante que se atente a alguns pontos para que você possa viabilizar uma poupança, ao passo que procure modificar hábitos importantes para a sua gestão financeira. Primeiramente, você deve realizar um mapeamento de sua situação financeira atual.

Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis

Para isso, é necessário que você separe os seus custos fixos de seus custos variáveis, dessa maneira, poderá analisar o quanto você realmente ganha e o quanto você realmente gasta.

Controle seus gastos de rotina 

 Para isso, você deve separar as contas de consumo. Geralmente, são suas contas referentes ao fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel etc. Já os demais custos são seus custos variáveis, são neles que deve focar para verificar quais são seus hábitos que podem ser modificados.

Analise possíveis mudanças de hábitos 

 Além disso, essas mudanças de hábitos não precisam ser muito radicais. Pois, você pode realizar pequenas trocas em sua rotina que viabilizem o planejamento financeiro.

Cartão de crédito, conta bancária e outras trocas inteligentes 

Por exemplo, você pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta bancária digital, ou ainda, um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Além disso, você pode verificar a possibilidade de cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, por exemplo.

Poupança direcionada e mudanças em seus hábitos de rotina 

São pequenas economias que podem direcionar uma poupança e mudar seus hábitos e seu relacionamento financeiro em longo prazo. Por conseguinte, é fundamental que você veja a poupança como um hábito. 

Adicione valores aos poucos dentro do seu planejamento da poupança 

Sendo assim, direcione esses valores economizados e outros valores fixos, ainda que sejam baixos, para uma poupança mensalmente com a finalidade que você alimente esse hábito. Posteriormente, quando as suas finanças melhorarem, a tendência é que você insira valores cada vez mais elevados.

Alcance sua objetividade em curto, médio e longo prazo 

Por isso, é muito importante que você avalie seus hábitos de consumo e questione seus excessos para que você possa direcionar valores cada vez maiores e alimente hábitos econômicos de uma forma natural.

Por isso, o planejamento financeiro pessoal direciona seus hábitos atuais, ao passo que auxilia nas suas objetividades em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, pode ser importante iniciar esse controle na sua rotina para que altere seu comportamento de compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.