Vestibular UERJ: 5 Dicas para você se preparar

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das poucas instituições públicas de ensino superior que aceita o ingresso de novos alunos somente por meio de seu próprio processo seletivo. 

Você sabe como ele acontece? Ou de que forma é dividido? Ou até mesmo quais são os cursos de graduação que a universidade oferece? Se essas são algumas de suas dúvidas, então veio ao artigo certo.

A partir de agora, você entenderá como funciona o vestibular da UERJ e conhecerá os cursos da instituição. Além disso, receberá cinco dicas para se preparar para a prova.

Como funciona o vestibular da UERJ

De acordo com o site da UERJ, o vestibular se divide em três partes. São elas: dois exames de qualificação, compostos por questões objetivas de múltipla escolha, e um exame discursivo.

Na primeira fase, composta pelas provas objetivas, o candidato precisa acertar o mínimo de 40% das questões em pelo menos um dos exames de qualificação. Assim, caso a porcentagem de acertos seja maior, ele recebe pontos de bonificação para a etapa discursiva.

Após a inscrição na segunda fase, o estudante deve escolher qual curso de graduação deseja se candidatar. Essa etapa se compõe de três avaliações: uma prova de redação, comum a todos, e duas outras de disciplinas específicas para a formação escolhida. 

Lembre-se que, ao longo da seleção, você precisa fazer duas inscrições, uma na primeira fase e outra na segunda. Além disso, deve pagar duas taxas de inscrição. Então, fique atento ao calendário e aos prazos divulgados no edital oficial.

Cursos de graduação da UERJ

Atualmente, a UERJ oferece 32 cursos de graduação. Eles se dividem em diferentes habilitações, bacharelados e licenciaturas. Alguns deles são:

  • Administração;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciência da Computação;
  • Direito;
  • Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Química, de Computação, de Produção);
  • Filosofia;
  • Jornalismo;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Relações Internacionais.

A lista completa das formações oferecidas pela UERJ você encontra aqui.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Notícias Concursos, baseado nos resultados estatísticos candidato/vaga do vestibular de 2019, os cinco cursos de graduação mais concorridos foram:

  1. Medicina – 77,02;
  2. Relações Internacionais – 20,53;
  3. Jornalismo – 15,92;
  4. Psicologia – 15,51;
  5. Odontologia – 12,35.

5 Dicas para se preparar para o vestibular da UERJ

Para ser aprovado em uma prova de vestibular, não basta só estudar. É preciso dedicação, organização e atenção aos prazos de cada etapa. Por isso, aqui tem algumas dicas a fim de te ajudar a se preparar para o vestibular da UERJ.

1. Estude o edital

Em primeiro lugar, você precisa ler o edital inteiro assim que for divulgado. Dessa forma, você fica ciente de todos os requisitos, condições para a inscrição, documentos, taxas e, mais importante, o calendário. Esse é o ponto-chave para não perder nenhum prazo.

A liberação dos editais do vestibular da UERJ costuma acontecer logo no início do ano (fevereiro/março). Juntamente com isso, as provas ocorrem na segunda metade do ano, sendo a primeira fase em junho/julho e a segunda fase em setembro/outubro.  

2. Defina um planejamento

Com todos os prazos em mãos, chegou o momento de definir um planejamento até a data da prova. Comece criando um plano de estudos e adequando as matérias do edital à sua realidade, já que a rotina estudantil depende do seu tempo disponível.

Indicar uma data limite, bem como a quantidade de horas e dias da semana que você se propõe a estudar, permite criar metas realistas. Assim, evita frustrações ou perda de motivação ao longo do processo.

3. Organize o ciclo de estudos

No edital, consta o conteúdo que será cobrado na prova de cada disciplina. É preciso montar um cronograma que contenha os assuntos que você deve estudar, junto com a quantidade de horas dedicadas a cada um.

Portanto, conheça um pouco mais sobre as diferentes técnicas de estudo e escolha aquela que mais se encaixa no seu perfil. Fazer resumos, anotações e selecionar palavras-chave te ajuda a revisar os conteúdos com mais facilidade. 

4. Saiba respeitar o seu tempo de descanso

Por mais que não pareça, descansar também faz parte do processo de estudo. Procure não “enfrentar o sono”. Obedeça às vontades do seu corpo e respeite a sua saúde, mas tome muito cuidado para não confundir descanso com procrastinação. 

5. Pratique

O vestibular da UERJ, assim como outras provas, precisa de prática, tanto para testar o conhecimento de cada matéria como para se adequar ao tempo da avaliação.

Procure fazer provas de anos anteriores, simulando as mesmas condições que você terá no exame. Cheque também como está seu ajuste ao relógio, assim como sua noção em relação aos conteúdos.

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir mais dicas sobre vestibulares e o ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.