Vestibular UEPG 2023: inscrições começam nesta sexta-feira (01)

Estão sendo oferecidas 1.495 vagas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição pública de ensino superior com sede na cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná.

A instituição oferece uma grande quantidade de cursos de graduação e é uma das universidades mais conceituadas do Paraná. Assim, não é de se surpreender que diversos estudantes queiram estudar na UEPG.

O calendário oficial do próximo processo seletivo da UEPG já foi divulgado e os estudantes devem ficar atentos: as inscrições para o Vestibular 2023 começam nesta sexta-feira, 01 de setembro.

Dessa forma, para que você consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o Vestibular 2023 da UEPG. Confira!

Vestibular UEPG 2023: período de inscrições começa nesta sexta-feira (01)

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, o período de inscrições para o Vestibular 2023 da UEPG começa nesta sexta-feira, dia 01 de setembro. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 05 de outubro de 2023.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma online através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da UEPG.

A homologação das inscrições irá acontecer no dia 17 de outubro. Os candidatos poderão enviar recursos até o dia 19 e a lista final, por sua vez, será divulgada a partir do dia 20 de outubro.

Vestibular UEPG 2023: taxa de inscrição

Os estudantes deverão pagar uma taxa de inscrição de R$195,00 para participar do processo seletivo da UEPG. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente via boleto bancário até o dia 06 de outubro, um dia após o término do período de inscrições.

A UEPG também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023. Porém, o prazo para solicitar o benefício se encerrou no dia 1º de agosto de 2023.

Vestibular UEPG 2023: funcionamento da seleção

O Vestibular 2023 da UEPG prevê a aplicação de uma prova presencial em três etapas para todos os candidatos inscritos no processo seletivo. Todas as três etapas serão realizadas no dia 26 de novembro de 2023.

UEPG
Os candidatos deverão participar de uma prova em novembro. Imagem: FDR/Reprodução

A primeira etapa é a prova vocacionada, que consiste em um exame de 45 questões sobre 3 disciplinas. As matérias presentes na prova irão variar conforme o curso escolhido pelo candidato. Se um estudante optou pelo curso de Direito, por exemplo, fará as provas de Língua Portuguesa, História e Geografia.

prova de conhecimentos gerais, por sua vez, será composta por 60 questões, sendo 5 questões para cada uma das 12 matérias presentes. Por fim, os candidatos também deverão fazer a prova de redação, que será composta por uma proposta de texto em modelo texto argumentativo-dissertativo ou artigo de opinião.

Os candidatos poderão acessar os locais de prova a partir do dia 26 de outubro de 2023. Por fim, o gabarito da prova do Vestibular da UEPG será liberado no dia 26 de novembro, mesmo dia de aplicação das três etapas, a partir das 20h.

Vestibular UEPG 2023: oferta de vagas

Por meio do Vestibular 2023, a UEPG irá oferecer 1.495 vagas para cursos diversos ministrados na instituição.

Nesta edição do processo seletivo, a UEPG irá reservar vagas para candidatos com deficiência, candidatos autodeclarados negras e candidatos que estudaram em uma escoa da escola pública. Do total das vagas, 40% será destinado para ampla concorrência (“sistema de cota universal”) e 60% para as categorias de reserva de vagas.

A lista com o número de vagas e cursos disponíveis pode ser consultada no Manual do Candidato do processo seletivo.

Vestibular UEPG 2023: divulgação dos resultados

O resultado do Vestibular da UEPG será divulgado no dia 22 de dezembro de 2023. A relação final de candidatos aprovados estará disponível no site da instituição.

Acesse o Manual do Candidato para mais informações sobre o Vestibular 2023 da UEPG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.