Vestibular Fuvest 2024: segunda fase começa neste domingo (17)

O Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.

Todos os candidatos inscritos na próxima edição do Vestibular da Fuvest devem ficar atentos: as provas da segunda fase do processo seletivo serão aplicadas a partir deste domingo, dia 17 de dezembro.

Assim, para que você consiga entender como a prova irá funcionar e quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o Vestibular 2024 da Fuvest. Vamos conferir!

Vestibular Fuvest 2024: provas da segunda fase

Conforme previsto pelo cronograma oficial do processo seletivo, a Fuvest irá aplicar as provas da segunda etapa do Vestibular 2024 a partir deste domingo, dia 17 de novembro. Os exames irão acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro e os portões de acesso aos locais de prova serão abertos a partir das 12h.

Nessa etapa do Vestibular da Fuvest, os participantes deverão responder questões dissertativas e escrever uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora. Veja a distribuição a seguir:

  • 17 de novembro:  10 questões dissertativas de português e prova de redação;
  • 18 de novembro: 12 questões dissertativas de duas a quatro disciplinas específicas (segundo o curso escolhido pelo candidato).

Todos os candidatos já podem consultar os locais de prova da segunda fase do Vestibular 2024, divulgados pela Fuvest no dia 01 de dezembro. Para consultar os locais de prova, os estudantes devem acessar o site da Fuvest e realizar login com e-mail ou número de CPF e senha cadastrados durante a inscrição.

Segundo os dados divulgados, mais de 30 mil estudantes devem participar da segunda fase do Vestibular 2024. Assim, pode-se observar que o número de participantes convocados para a próxima etapa é quatro vezes o número de vagas para cada modalidade prevista pela Fuvest (ampla concorrência e cotas). 

Além disso, alguns candidatos também precisarão participar provas de habilidades específicas (como no caso dos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual) entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.

Ficou com alguma dúvida sobre as provas da segunda fase? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 da Fuvest e consulte mais informações sobre o processo seletivo.

Fuvest 2024: Quem irá participar da segunda fase?

Devemos ressaltar que somente os candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular 2024 irão participar da segunda etapa do processo seletivo.

Segunda fase Vestibular Fuvest
Todos os candidatos aprovados na primeira fase irão participar da segunda etapa do Vestibular da Fuvest. Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

Para serem classificados para a segunda fase do processo seletivo da Fuvest, os estudantes deveriam ter alcançado ao menos 30% de aproveitamento na prova da primeira fase. Assim, os participantes deveriam ter acertado, ao menos, 27 questões. 

Vestibular Fuvest 2024: lista de leituras obrigatórias

A Fuvest divulgou a lista com os livros obrigatórios que serão abordados pelas questões do Vestibular 2024. As obras foram cobradas na primeira fase e também serão abordadas pelas perguntas da segunda fase. A Fuvest recomenda a leitura integral das obras selecionadas.

Conheça as obras selecionadas para esta edição do Vestibular da Fuvest:

  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Dois irmãos, de Milton Hatoum;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Vestibular Fuvest 2024: oferta de vagas

Segundo as informações divulgadas, 114.432 estudantes estão inscritos no processo seletivo e irão disputar as vagas oferecidas. Nesta edição do Vestibular, o curso mais concorrido é Medicina, oferecido na cidade de São Paulo.

Nesta edição do Vestibular, a Fuvest está oferecendo 8.147 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados pela USP.

Do total de vagas oferecidas, 4.888 vagas são destinadas aos candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”. Além disso, 2.053 vagas foram direcionadas aos candidatos de escola pública (EP) e as 1.206 vagas restantes, por sua vez, foram direcionadas aos participantes EP/PPI.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.