Vestibular EAD 2023: UEMA libera resultado preliminar

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) já liberou o resultado preliminar referente ao Vestibular 2023 para cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). A UEMA também liberou nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, a concorrência do processo seletivo.

Desse modo, os participantes já podem consultar a relação preliminar de candidatos incluídos até o tríplo de vagas do Vestibular EaD 2023 e o número de candidatos por vaga no site da UEMA.

O resultado preliminar foi publicado em 23 listas, sendo cada uma relativa a um dos campi para os quais há oferta de vagas. Portanto, para consultar o resultado, o candidato deve clicar na lista do campus para o qual se inscreveu.

As vagas ofertadas pela UEMA nesse Vestibular EaD 2023 foram para as seguintes unidades: Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Lago da Pedra, Loreto, Nina Rodrigues, Paraibano, Penalva, Pinheiro, Viana, Porto Franco, Santa Quitéria do Maranhão, São Luís e Timbiras.

De acordo com o edital, caberá a interposição de recursos contra o resultado preliminar. Os candidatos poderão contestar sua classificação preliminar de forma virtual, com a interposição de recursos até amanhã, dia 14 de setembro.

Resultado final

Após a análise dos recursos, a UEMA publicará o resultado final do Vestibular EaD 2023 no dia 4 de outubro de 2023. Na mesma data a universidade deve liberar a relação de candidatos convocados em 1ª chamada e orientações para as matrículas.

Conforme estabelecido no edital, para realizar o registro acadêmico, os candidatos deverão apresentar todos os documentos solicitados. Além dos documentos de identificação do candidato, como RG e CPF, a UEMA solicitará o certificado de conclusão do ensino médio e o respectivo histórico escolar.

A UEMA está ofertando mais de mil vagas para ingresso de novos alunos nos cursos na modalidade EAD. Imagem: Divulgação/ UEMA
Estão sendo ofertadas mais de mil vagas para ingresso nos cursos de graduação EaD da UEMA. Imagem: Divulgação

Vestibular EaD 2023

A UEMA aplicou as provas do Vestibular EaD 2023 no dia 27 de agosto (domingo), no período da tarde, das 13h às 18h. Os candidatos responderam provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

A aplicação aconteceu nas cidades de Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueira, Humberto de Campos e Imperatriz.

Além de aplicar uma prova de redação em Língua Portuguesa, a UEMA aplicou umma prova objetiva composta por 44 questões de múltipla escolha. As questões abarcaram conteúdos de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola..

Na prova de redação, a UEMA solicitou a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

  • Cidadania: Uma conquista difícil para os dias de hoje?

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UEMA é de 1.020 (mil e vinte) vagas para o ingresso de novos alunos por meio do Vestibular EaD 2023. As oportunidades estão distribuídas por polos de apoio presencial da universidade localizados em 23 municípios.

O edital indica ainda que as vagas são para três cursos de graduação EAD: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Gestão Comercial. Os candidatos classificação ingressão no próximo semestre letivo da UEMA.

Há a reserva de 10% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência (PcD), de acordo com as políticas de ações afirmativas da UEMA. Ainda segundo as regras do edital, em caso de aprovação dentro do sistema de vagas, os candidatos deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital para garantir o seu direito à vaga.

Acesse o edital do Vestibular EAD para mais detalhes.

Leia também Unioeste abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.