Vestibular de Medicina 2023/2: PUC-Minas aplica provas neste domingo (11)

A Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) realiza neste domingo, dia 11 de junho, a aplicação das provas do Vestibular de Medicina 2023/2. De acordo com a universidade, a aplicação acontecerá no período da tarde, com início às 13h, considerando o horário oficial de Brasília.

Conforme estabelecido no edital, haverá locais de prova em Belo Horizonte ou em Poço de Caldas. Os candidatos já podem conferir onde realizarão o exame através do site da PUC-Minas. O estudante deve clicar em “Cartão de Informação” e realizar login com o CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.

Provas

A avaliação será composta por questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Nesse sentido, a prova abarcará assuntos de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira. Ao todo serão 50 questões objetivas de múltipla escolha.

Além disso, a PUC-Minas aplicará uma prova de Redação em Língua Portuguesa. Na produção textual o candidato deverá demonstrar o domínio da norma padrão da língua.

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar nos locais de realização das provas com antecedência. Além de documento oficial de identificação com foto, os candidatos deverão levar o Cartão de Informação impresso. O edital indica ainda que, na realização das provas, não será permitida a utilização de máquina de calcular, régua de cálculo, tabelas ou folhas complementares.

Vestibular de Medicina PUC-Minas

Além da seleção tradicional, com a aplicação de provas, o Vestibular de Medicina da PUC-Minas conta também com a seleção via aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos puderam escolher a modalidade no momento da inscrição.

A PUC-Minas recebeu as inscrições para a seleção via Enem até o dia 2 de junho, havendo a seleção de bolsistas somente para o Campus Poços de Caldas. Puderam participar da seleção pela nota do Enem os estudantes que tenham feito o exame no período de 2013 a 2022 e que tenham obtido no mínimo 10% da nota da redação.

Segundo indicado no edital, a PUC-Campinas vai considerar as notas das provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação; Matemática, Códigos e Suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Caso haja empate na seleção da PUC-Minas pelas notas do Enem, primeiro será considerada a maior nota da redação. Em segundo lugar, a instituição irá considerar o candidato com mais idade.

Oferta de vagas

Ao todo, a PUC-Minas está ofertando 96 (noventa e seis) vagas para ingresso no 2º semestre letivo de 2023. Do total, 60 (sessenta) vagas são para o campus de Betim e as demais oportunidades são para o campus de Poços de Caldas.

Conforme a instituição, 90% do total das vagas ofertadas destinam-se a candidatos que optarem pela modalidade tradicional de seleção, com a aplicação de provas. As demais oportunidades, ou seja, 10% das vagas, são para quem escolheu usar as notas do Enem.

Resultado e matrículas

De acordo com o cronograma, a PUC-Minas deve publicar o resultado final do Vestibular de Medicina 2023/2 até o dia 30 de junho de 2023. O cronograma indica ainda que os convocados para a matrícula através da 1ª chamada deverão entregar os documentos para o registro acadêmico nos dias 5 e 6 de julho. 

Confira a seguir os documentos solicitados para as matrículas:

  • certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • comprovante de recolhimento da 1ª parcela da semestralidade;
  • documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares;
  • documento comprobatório de estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial, do candidato e do responsável financeiro;
  • CPF do candidato e do responsável financeiro;
  • certidão de nascimento ou de casamento.

Para mais informações, acesse o edital do Vestibular de Medicina.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.