Vestibular 2024: Uerj divulga resultado dos pedidos de isenção do 1º Exame de Qualificação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) liberou nesta segunda-feira, dia 10 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024. Desse modo, os estudantes que fizeram as solicitações podem conferir os resultados no site da Uerj.

De acordo com o cronograma da universidade, os interessados poderão interpor recurso até amanhã, dia 11 de abril (terça-feira). A interposição de recurso deve ser feita através do seguinte endereço de e-mail: vestibular@dsea.uerj.br.

A Uerj recebeu os pedidos de isenção entre os dias 15 e 17 de março. Conforme o edital, puderam solicitar o benefício estudantes que possuem renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional e que estão cursando ou já tenham concluído o último ano do Ensino Médio.

Vestibular Uerj 2024

Após dois anos, a Uerj retoma nesta edição do vestibular o formato tradicional, com dois exames de qualificação e com um exame discursivo. As provas serão compostas por questões objetivas e discursivas sobre conteúdos das disciplinas do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma divulgado pela Uerj, a aplicação dos exames acontecerá segundo o seguinte cronograma:

  • 1º Exame de Qualificação: 4 de junho de 2023;
  • 2º Exame de Qualificação: 3 de setembro de 2023;
  • Exame Discursivo: 3 de dezembro de 2023.

Ainda de acordo com o cronograma, os interessados em participar do Vestibular Estadual 2024 deverão realizar as inscrições no período de 11 a 25 de abril, exclusivamente por meio do site da universidade. O valor da taxa de inscrição é de e R$ 90,00.

O edital indica ainda que os Exames de Qualificação contarão com questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

Obras literárias

  •  “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga – para o 1º Exame de Qualificação;
  • “Anos de chumbo”, de Chico Buarque – para o 2º Exame de Qualificação; 
  • “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco – para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo;
  • “O menino do pijama listrado”, de John Boyne – para a prova de Redação, no Exame Discursivo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFG recebe inscrições do Vestibular 2023/2 via Enem até 21 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.