Vestibular 2024: UERJ abre inscrições para Exame Discursivo

Estudantes poderão se inscrever até 04 de outubro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Na última terça-feira, dia 12 de setembro, a UERJ divulgou o resultado da penúltima etapa do Vestibular 2024, a 2º etapa do Exame de Qualificação.

Nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, a instituição abriu as inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular, última etapa da seleção.

Dessa forma, para que você consiga se inscrever e entender como essa etapa irá funcionar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Exame Discursivo do Vestibular da UERJ. Confira!

Exame Discursivo UERJ: período de inscrições começa nesta quinta-feira (14)

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, o início das inscrições para a última etapa do Vestibular 2024, o Exame Discursivo.

Segundo as informações divulgadas pela UERJ, poderão participar do Exame Discursivo os participantes que alcançaram pontuação mínima de 40% na 2º etapa do Exame de Qualificação.

Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 04 de outubro. As inscrições deverão ser efetuadas de forma online através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site do Vestibular da UERJ. Os candidatos deverão realizar login no site do para realizar a própria inscrição.

Também é necessário ressaltar que o prazo para participar da seleção através do sistema de reserva de vagas (cotas) também começa nesta quinta-feira. Os estudantes deverão se inscrever até o dia 05 de outubro. 

Exame Discursivo UERJ: taxa de inscrição

Para participar do Exame Discursivo da UERJ, os candidatos deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 120,00 até o dia 05 de outubro.

Mas, é importante ressaltar que os candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição nas etapas anteriores do Vestibular da UERJ 2024 não precisarão realizar o pagamento da taxa para participar do Exame Discursivo.

Exame Discursivo UERJ: como irá funcionar?

O Exame Discursivo da UERJ prevê a aplicação de uma prova presencial para todos os candidatos inscritos nessa etapa. O exame será aplicado no dia 03 de dezembro de 2023 e será composto por uma proposta de redação e por questões discursivas sobre tópicos diversos de disciplinas estudadas ao longo do ensino médio.

Exame Discursivo UERJ
As provas do Exame Discursivo serão aplicadas em dezembro. Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

A UERJ já divulgou a lista de conteúdos programáticos que serão abordados pelas questões do Exame Discursivo. Além disso, para essa etapa do Vestibular da UERJ, os candidatos deverão ler os livros que foram selecionados para fazer parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular da UERJ. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do exame discursivo recomenda-se a leitura de “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco e para a prova de redação, por sua vez, a leitura de “O menino do pijama listrado”, do autor John Boyne.

Os participantes poderão consultar os locais de prova a partir do dia 16 de outubro. A informação estará disponível no cartão de confirmação de inscrição de todos os participantes do Exame Discursivo.

Exame Discursivo UERJ: oferta de vagas

Por meio do Vestibular 2024, a UERJ está oferecendo 6.436 vagas para diversos cursos de graduação ministrados em unidades diferentes da instituição.

Um dos maiores destaques é o curso de Medicina, com 40 vagas para a unidade de Cabo Frio e 104 para o Rio de Janeiro.

Exame Discursivo UERJ: divulgação do resultado

A lista com o nomes dos candidatos aprovados no Exame Discursivo da UERJ será divulgada no dia 12 de janeiro de 2024. O documento poderá ser acessado no site dos vestibulares da UERJ.

Ainda está com alguma dúvida? Então acesse o edital do Exame Discursivo da UERJ e confira mais informações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.