Literatura no vestibular: Resumo de “Coração, Cabeça e Estômago”, de Camilo Castelo Branco

O livro “Coração, Cabeça e Estômago” é uma obra literária de grande relevância escrita por Camilo Castelo Branco, um dos mais renomados escritores portugueses do século XIX. Publicado em 1862, esse romance traz consigo uma riqueza narrativa que envolve o leitor desde as primeiras páginas.

Desse modo, a obra é constantemente listada como  leitura obrigatória para os vestibulares. Neste ano, a obra está entre a lista de leituras obrigatórias para o Vestibular da Uerj, sendo cobrado nas questões de Língua Portuguesa do Exame Discursivo.

A obra aborda questões complexas relacionadas ao amor, à paixão e à condição humana. Além disso, o estilo de escrita de Camilo Castelo Branco se caracteriza pela riqueza vocabular, elaboração de personagens e narrativa envolvente. A escolha de “Coração, Cabeça e Estômago” pode permitir avaliar a habilidade dos estudantes em lidar com esses temas e analisar recursos literários utilizados pelo autor.

Contexto da obra

A obra “Coração, Cabeça e Estômago” foi escrita em um período marcado por profundas transformações sociais em Portugal. O século XIX foi uma época de transição política, com a monarquia absoluta sendo substituída por uma monarquia constitucional. Além disso, o país estava em processo de industrialização e modernização, o que trouxe impactos significativos para a sociedade. Nesse contexto, Camilo Castelo Branco escreveu essa obra, que reflete as tensões e os conflitos da época.

O livro conta a história de três personagens principais: Simão Botelho, Teresa de Albuquerque e Rafael de Meneses. Simão é um jovem sonhador e idealista, que se apaixona perdidamente por Teresa, uma mulher casada. Rafael, por sua vez, é um homem pragmático e ambicioso, que também nutre sentimentos por Teresa.

Desse modo, o enredo do romance se desenrola em torno do triângulo amoroso formado por esses personagens, explorando os dilemas e as paixões que surgem dessa complexa relação. Através de um estilo narrativo rico, Camilo Castelo Branco mergulha profundamente nas emoções e conflitos internos dos protagonistas, revelando as suas motivações, desejos e angústias.

Personagens principais e foco narrativo

Na história, Simão Botelho é retratado como um personagem sensível e romântico, movido por seus sentimentos e ideais. Já Teresa de Albuquerque é uma mulher apaixonante, mas também é alvo de críticas por se envolver em um relacionamento extraconjugal. Rafael de Meneses, por sua vez, representa a racionalidade e a ambição, disposto a lutar pelo que deseja, mesmo que isso signifique trair a confiança de Simão.

A narrativa de “Coração, Cabeça e Estômago” apresenta um foco narrativo em 3ª 3pessoa, permitindo ao leitor acompanhar a história de diferentes pontos de vista. Através desse recurso, o autor mergulha nas mentes dos personagens, revelando seus pensamentos mais íntimos e oferecendo uma compreensão mais profunda de suas motivações e dilemas.

Sobre o autor

Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um escritor português de destaque no século XIX. Nascido em uma família humilde, o autor enfrentou inúmeras dificuldades ao longo de sua vida. Aos 16 anos, ingressou no seminário para se tornar padre, mas abandonou a carreira religiosa para se dedicar à literatura.

Com uma vasta produção literária, Camilo Castelo Branco explorou diversos gêneros, como romances, contos e peças teatrais. Suas obras frequentemente abordavam temas como paixão, traição, moralidade e conflitos sociais. Considerado um dos expoentes do romantismo em Portugal, a autor deixou um legado duradouro na literatura portuguesa.

Através da obra de Camilo Castelo Branco, os estudantes podem ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa em diversos aspectos, como vocabulário, gramática, estilo literário e contexto histórico. Além disso, a leitura de obras clássicas é uma forma de desenvolver habilidades de interpretação e análise textual.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.