Vestibular 2024: ITA aplica provas da 2ª fase na terça (7) e na quarta (8)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realiza nos dias 7 e 8 de novembro, próxima terça e quarta-feira, a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular 2024. Em ambos os dias a aplicação será no período da tarde, com o fechamento dos portões de acesso aos locais de prova às 12h30 (horário de Brasília). 

Participarão das provas da 2ª fase do Vestibular 2024 somente os candidatos que foram classificados na 1ª fase do processo seletivo. 

Tradicionalmente, o Vestibular ITA conta com três fases, sendo a 1ª e a 2ª fase referentes aos Exames de Escolaridade, enquanto a 3ª fase consiste em Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Nesse sentido, as provas da 1ª e da 2ª fase são referentes aos conteúdos dos componentes curriculares do Ensino Médio. Veja a seguir mais detalhes sobre a aplicação das provas da 2ª fase!

2ª fase do Vestibular ITA 2024

De acordo com o cronograma, o ITA aplicará as provas da 2ª fase em dois dias consecutivos: 7 e 8 de novembro de 2023, no período das 13h às 17h.

Os locais de prova serão em Belém, Manaus, Natal, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.

O ITA já divulgou os locais de aplicação da 2ª fase. Desse modo, já é possível consultar o local de prova, por meio do cartão de confirmação de inscrição disponível no site do ITA. Basta fazer login informando o número de CPF e a data de nascimento.  

Composição da prova

Na 1ª fase, realizada em 8 de outubro, o ITA apresentou um conjunto de questões objetivas sobre assuntos do Ensino Médio, enquanto na 2ª fase o Instituto aplicará um Exame Discursivo. 

Nesse sentido, a prova da 2ª fase contará com 30 (trinta) questões dissertativas sobre Matemática (10 questões), Química (10 questões) e Física (10 questões) e com uma proposta de Redação em Língua Portuguesa, com a seguinte distribuição:

  • 1º dia | 07 de novembro de 2023 (13h às 17h): Matemática e Química
  • 2º dia | 08 de novembro de 2023 (13h às 17h): Física e Redação

Para as questões de Língua Portuguesa e redação, o ITA recomenda a leitura das seguintes obras literárias:

  • “A falecida”, de Nelson Rodrigues;

  • “A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues;

  • “Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana;

  • “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório.

Orientações para as provas

No dia da aplicação das provas, os candidatos deverão chegar com antecedência aos locais de prova, pois o ITA não permitirá o acesso aos locais de prova após o fechamento dos portões. O fechamento será, impreterivelmente, às 12h30 (horário de Brasília). 

Além disso, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. 

Gabarito prova ITA
O ITA oferta diversos cursos de Engenharia. Imagem: Seja Bixo/Reprodução

Vagas e cursos

Segundo o edital, a oferta total do ITA é de 150 vagas para ingresso de novos alunos exclusivamente no primeiro semestre do próximo ano letivo.

Do total das vagas, 114 estão direcionadas a candidatos que queiram atuar como civis (Reserva), sendo 91 para Ampla Concorrência e 23 para cotistas, e 36 vagas são para a carreira militar (Ativa), sendo 28 são para Ampla Concorrência e 8 para cotistas.

As vagas ofertadas são para os seguintes cursos de graduação: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Próximas datas do Vestibular 2024

  • Provas da 2ª fase: 07 e 08 de novembro

  • Classificados para a 3ª fase (Inspeção de Saúde): 19 de dezembro

  • Inspeção de Saúde: 08 a 12 de janeiro de 2024

Acesse o edital do Vestibular 2024 para mais detalhes.

Leia também UFRGS divulga nesta segunda (6) os locais de aplicação das provas do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.