Vestibular 2022: Unicamp informa período para solicitação de isenção da taxa

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou as datas para o envio da solicitação de isenção da taxa de inscrição. De acordo com a instituição, o período será iniciado no dia 24 de maio e termina em 15 de junho de 2021. As solicitações devem ser feitas via internet, por meio do site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares).

O Programa de Isenção de Taxa visa ampliar a participação de candidatos de escolas públicas na Unicamp e contribuir para formação de professores dos níveis fundamental e médio. Desse modo, contempla candidatos com a isenção total do pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo.

Quem pode pedir a isenção da taxa?

De acordo com a Comvest, podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que se encaixem em uma das três modalidades abaixo:

  • 1ª modalidade: Candidatos de baixa renda e oriundos de escola pública;
  • 2ª modalidade: Candidatos funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • 3ª modalidade: Candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura e Tecnologia (Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia, Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tec. em Saneamento Ambiental).

Ainda de acordo com a Comvest, para ter direito à isenção o candidato deve preencher alguns requisitos como já ter concluído ou estar concluindo este ano o ensino médio. Além disso, no caso dos candidatos da modalidade 1, é preciso comprovar a renda familiar de até um salário mínimo e meio bruto mensal per capta. Já as outras duas modalidades não exigem que o candidato comprove a sua renda.

A Unicamp não limitou o nº de isenções a serem concedidas para as modalidades 2 e 3. No entanto, para a 1ª modalidade, o limite é de 6.680 isenções. Além disso, a isenção da taxa não garante a inscrição automática dos candidatos. A Unicamp informou ainda que a divulgação do edital de 2022 será feita em breve. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Isenção da taxa de inscrição do ENEM: veja as datas e como pedir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.