Ventilador LIGADO a noite TODA: refresca ou TRAZ algum MALEFÍCIO?

Saiba se o aparelho impacta negativamente em quem está no ambiente

Durante os dias mais quentes, é muito comum que a maioria das residências utilize ventilador ou ar condicionado para atenuar ao máximo a sensação de calor. Conseguir isso é essencial à noite para descansar adequadamente e adormecer. Contudo, usar esses dispositivos por tantas horas seguidas pode acarretar alguns riscos à saúde.

Existem diferentes tipos de ventiladores que podem ser usados ??em casa: de teto, colocados sobre uma mesa ou ao pé da cama são alguns exemplos. Todos têm a função de refrescar o ambiente, mas, ao mesmo tempo, muitos emitem um som contínuo que pode incomodar algumas pessoas. Para saber se dormir com o ventilador tem efeitos negativos ou não, continue com a leitura.

Pode dormir a noite toda com o ventilador ligado?

A princípio, a sensação proporcionada pelo ventilador ligado à noite é gratificante na hora de dormir porque neutraliza o calor do ambiente. Mas, se você mantê-lo ligado por muitas horas, também pode ter um impacto negativo no seu bem-estar.

Estes são os principais riscos à saúde se ficar tomando “ventinho” enquanto dorme:

  • Resseca as passagens nasais e a pele, o que causa dor de cabeça e congestão;
  • O ar afasta a poeira do ambiente, fator muito prejudicial para pessoas alérgicas;
  • Passagens nasais secas estimulam a entrada de germes no corpo;
  • O uso contínuo do ventilador durante o sono pode causar asma e sinusite.

O ar constante impulsionado pelo ventilador pode causar rigidez muscular, contraturas, causar algum tipo de irritação nos olhos e até garganta seca. Isso acontece especialmente se você dorme de boca aberta.

Além dos problemas de saúde que o uso do ventilador à noite pode causar, também deve ser considerado o gasto energético envolvido. Embora o consumo de eletricidade seja normalmente mais barato à noite, contribui para agravar o valor da conta de luz. E, assim como acontece com os aparelhos de ar-condicionado, o ventilador ligado a noite toda tem um alto custo.

Ventilador LIGADO a noite TODA: refresca ou TRAZ algum MALEFÍCIO?
Saiba se o aparelho impacta negativamente em quem está no ambiente – Imagem: Divulgação

O que fazer então?

Apesar dos efeitos negativos, você pode tomar algumas medidas se quiser usar o ventilador à noite por mais tempo. Desta forma, obterá apenas os seus benefícios. São as seguintes:

  • A primeira coisa que você deve fazer é evitar um fluxo contínuo de ar na mesma direção. Para evitar que isso aconteça, deve-se utilizar o modo de rotação que o ventilador possui;
  • Outra opção que pode ser interessante é estabelecer horários. Ou seja, programe o aparelho para que desligue e ligue em determinados horários ou de vez em quando;
  • As lâminas e a sua limpeza é outro aspecto a destacar. É muito importante manter as pás do ventilador limpas. Dessa forma, quando começarem a girar, não distribuirão a poeira que possa ter se acumulado;
  • Coloque o equipamento em uma posição ideal, permitindo que um fluxo suave de ar chegue até você enquanto você dorme. Trata-se de colocá-lo o mais longe possível da cama e refrescar-se enquanto adormece.

Truques para que durma mais fresco

Usar um ventilador é uma boa maneira de dormir melhor nos dias quentes, mas também existem outros truques muito interessantes e eficazes que você deve considerar, como os seguintes:

  • Abra as janelas do quarto quando começar a escurecer para que o quarto esfrie antes de dormir;
  • A hidratação é muito importante. Beba um copo de água fria antes de dormir para que o corpo esfrie e se hidrate, repondo assim a perda de água causada pelo suor;
  • Usar uma toalha ou pano umedecido em água fria é um truque antigo para dormir mais fresquinho. Você pode colocá-lo no corpo ou na cabeça. Claro: não umedeça o pano com água em excesso, senão encharcará os lençóis;
  • Utilize roupas de cama leves, de boa qualidade e respiráveis, ou seja, que não retenham o calor corporal. Quanto menos calor ficar preso sob os lençóis, mais fácil será para você se sentir confortável e fresco ao adormecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.