Vendas de AUTOMÓVEIS no Brasil têm alta

As vendas de automóveis no Brasil apresentaram um crescimento significativo de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados 1,063 milhão de carros neste ano, em contraste com os 973 mil veículos comercializados nos primeiros oito meses de 2022.

Queda nas vendas de carros em Agosto

No entanto, ao compararmos agosto deste ano com o mesmo mês do ano passado, observamos uma retração de 1,1% nas vendas, com a comercialização de 153,4 mil automóveis. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, atribui essa queda ao fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos.

“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.

Além do fim da vigência das medidas, Andreta também mencionou as dificuldades na liberação de crédito como um fator que tem impactado negativamente o setor automotivo. Ele destacou que nos últimos dias houve um aumento de aproximadamente 20% nas recusas de financiamento por parte das instituições financeiras, o que indica uma restrição no acesso ao crédito e afeta significativamente o mercado.

Vendas de motos em alta

Enquanto as vendas de carros tiveram um desempenho positivo, o segmento de motocicletas registrou um crescimento ainda maior. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas de motos aumentaram em impressionantes 21,17%, totalizando o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, as vendas de motocicletas apresentaram uma expansão de 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motos.

Apesar dos bons números, Andreta explicou que o segmento de motos também enfrenta dificuldades com a liberação de empréstimos. Ele ressaltou que os consumidores estão buscando alternativas de crédito, como o consórcio, para a compra de motocicletas, especialmente aquelas com até 250 cilindradas. Além disso, ele salientou que as vendas à vista têm tido uma boa participação.

Queda nas vendas de caminhões

Diferente do desempenho positivo dos carros e motos, o segmento de caminhões apresentou uma queda de 16,66% nas vendas no acumulado dos primeiros oito meses do ano. Foram vendidas 67,4 mil unidades nesse período. Em agosto, a situação se agravou ainda mais, com uma queda de 27% nas vendas de caminhões em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando a comercialização de nove mil unidades.

Andreta comentou que o mercado de caminhões está se ajustando em relação aos valores dos veículos e destacou que 77% dos caminhões emplacados em agosto foram equipados com a tecnologia Euro 6, que restringe a emissão de poluentes para veículos a diesel. Ele acredita que o setor será beneficiado pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal.

Ademais, apesar do crescimento nas vendas de automóveis no acumulado do ano, observamos uma queda em agosto. O fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos e as dificuldades na liberação de crédito são fatores que têm impactado negativamente o setor.

Por outro lado, as vendas de motocicletas têm apresentado um desempenho positivo, com um crescimento expressivo no acumulado do ano. Já as vendas de caminhões têm enfrentado uma queda significativa, mas a expectativa é que o setor seja beneficiado pelos programas de financiamento do governo federal.

Veja também: Aumento de preços: como a Reforma Tributária afetará os custos de manter ou consertar seu carro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.