Veja o que fazer quando o auxílio-doença do INSS é negado

Uma situação recorrente na vida das pessoas é ficar doente, impossibilitando atividades como trabalhar. Sendo assim, caso o trabalhador fique mais de 15 dias sem conseguir trabalhar, ele adquire direito ao auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que atualmente se chama benefício por incapacidade temporária.

No entanto, ao realizar o pedido do benefício para o INSS, muitas vezes os trabalhadores recebem uma resposta negativa, negando o auxílio-doença. Neste caso, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o que fazer, e se é possível recorrer ao pedido negado. Nesse sentido, o segurado possui algumas soluções para esta situação.

Ao ter o auxílio-doença do INSS negado, o segurado pode recorrer à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), tanto para análises feitas por robôs quanto por servidores. No entanto, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), o prazo médio de resposta nesses casos é de mais de mil dias.

Além disso, existe outro caminho caso o pedido do benefício seja negado, que é entrar com um processo na Justiça. Nessa situação, ações de até 60 salários mínimos podem ser propostas no Juizado Especial Federal, sem a necessidade de contratação de um advogado.

Por fim, também existe uma terceira opção para benefícios negados, que consiste em, após prazo de 30 dias, realizar uma nova solicitação ao INSS. O requerimento pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, assim como pela Central 135, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Principais motivos que fazem o auxílio-doença ser negado

Quando o trabalhador realiza o pedido do auxílio-doença pelo INSS, e recebe uma resposta negativa, o motivo desse indeferimento é descrito na comunicação da decisão. No entanto, existem motivos mais recorrentes para que o instituto negue o auxílio-doença. Confira a seguir quais são:

  • Negação do benefício pela falta de qualidade de segurado do INSS;
  • Indeferimento pela falta de carência;
  • Incapacidade para o trabalho inexistente;
  • Problemas com a documentação médica.

É importante destacar que a perícia médica é um dos grandes motivos de reclamação por parte dos segurados do INSS. Isso porque em muitos casos os documentos médicos não são avaliados, e o médico da perícia realiza o procedimento de maneira muito rápida.

Além disso, em alguns casos o perito, com muita pressa, não dá a chance para que o segurado relate sua situação. A fila pela perícia médica também é um grande problema.

Milhares de segurados ficam a espera desse procedimento, que é necessário para receber benefícios como o auxílio-doença. Para tentar reduzir essa fila, o INSS possui projetos para o futuro.

Telemedicina nas perícias médicas

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, afirmou no dia 27 de julho que a pasta pretende implementar telemedicina nas perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida seria implementada a partir do ano de 2024.

Nossa intenção é que a partir de 2024 nós tenhamos isso aperfeiçoado para colocar à disposição da sociedade brasileira. A ideia da telemedicina é programar, organizar, para em 2024 funcionar de uma maneira mais eficiente”, afirmou Lupi em entrevista ao G1.

Essa medida tem como intuito facilitar as perícias médicas do INSS, que muitas vezes demoram e geram uma fila. Segundo o ministro, a telemedicina permitirá que pessoas distantes de agências com peritos disponíveis, ou que tenham dificuldade de locomoção, possam realizar os exames mais facilmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.