Veja 5 MITOS sobre o pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação tem atraído muitas pessoas, principalmente os entusiastas pela tecnologia. Mas afinal pagar com o cartão por aproximação é seguro? Há taxas para este tipo de pagamento? Todos os cartões pagam por aproximação? Saiba isso e muito mais lendo este artigo até o final.

Ah, não esqueça de avaliar o artigo (ao final do texto, parte direita da tela) e também deixar um comentário dizendo se o nosso artigo te ajudou.

Sem mais delongas, veja alguns mitos sobre o pagamento por aproximação abaixo:

1 – Meu cartão por aproximação pode ser clonado por meio da maquinha?

Mito. Não é possível clonar seu cartão por aproximação realizando pagamentos por meio da tradicional maquininha de cartão de crédito. O cartão por aproximação é seguro já que todas as informações geradas são protegidas por criptografia.

Toda vez que é realizado um pagamento o seu cartão por aproximação gera um número exclusivo de pagamento, específico para aquela transação.

2 – Posso ser cobrado por taxas cada vez que usar meu cartão?

Mito. Nenhuma taxa a mais será cobrada para utilização do cartão por aproximação ou então do pagamento com a aproximação do celular.

Importante destacar que para utilizar o pagamento por aproximação pelo celular é necessário ter um aparelho com tecnologia NFC.

3 – Todos os cartões pagam por aproximação?

Mito. Nem todos os cartões pagam por aproximação.

Apenas cartões específicos e com tecnologia “NFC” que significa “Comunicação por campo de proximidade”, podem ser utilizados desta forma.

A NFC também é utilizada nos tradicionais cartões de transporte que servem para pagamento de ônibus e metrô, por exemplo.

O Nubank, por exemplo, vai dar R$200 para quem usar a nova opção. Veja aqui.

4 – Se guardar meu cartão no bolso, uma maquininha próxima pode realizar transações?

Mito. A possibilidade de alguém se aproximar com uma maquininha e conseguir aprovar uma transação com o seu cartão é baixíssima. Isso porque a aproximação necessária é de 2,5 a 5 cm

Mas, no caso de aglomerações, você pode ficar atento e guardar o cartão em outro lugar, como uma bolsa. Inclusive, não é recomendado guardar qualquer objeto no bolso de trás em caso de permanência em locais muitos cheios.

Ainda é possível desativar o seu cartão por aproximação temporariamente, no aplicativo do seu banco.

5 – Se tiver uma fila para pagamento, corro o risco de pagar a compra de outra pessoa?

 

Mito. Mesmo estando numa fila de uma loja ou mercado, é impossível que seu cartão por aproximação seja acionado e você pague pela compra de outra pessoa.

Isso porque, como já dito acima, a aproximação da maquininha necessária é cerca de 2,5 a 5 cm. Ou seja, é uma distância ideal para que casos como estes não ocorram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.