Veja exercícios que podem aliviar a ansiedade dos estudantes

A ansiedade prejudica diretamente os estudos, sejam de pessoas que se preparam para concursos, vestibulares ou estão em fase escolar.

Com a pandemia do novo coronavírus, as consequências para a saúde mental aumentaram ainda mais.

Segundo o professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, os sintomas ligados à ansiedade podem mudar de pessoa para pessoa, mas é possível realizar algumas atividades para aliviar as crises. 

“As crises de ansiedade podem desencadear palpitações e dores no peito, sensação de tremor nos membros inferiores, tensão muscular e, sobretudo, respiração ofegante e falta de ar. O que muitos não sabem é que a respiração e as emoções estão diretamente relacionadas”, explica Kaiut. 

O professor revela que, quando o indivíduo está tranquilo, sua respiração tende a ser controlada e suave. Em contrapartida, quando está ansioso ou irritado, sente a respiração agitada, rápida e superficial. 

“Como a respiração está relacionada às emoções, é possível dizer que os exercícios de respiração na prática de yoga são essenciais. A respiração possui ligação direta com o sistema nervoso e afeta como nos sentimos. Por isso, é possível trabalhá-la para aliviar os sintomas de ansiedade e de outros transtornos psicológicos”, ressalta Kaiut. 

Exercícios de yoga para aliviar a ansiedade

Para controlar os efeitos da ansiedade, Francisco Kaiut ensina as principais práticas relacionadas à respiração. “Na maioria das situações, respirar com calma é a maneira mais natural de respirar. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, uma respiração profunda e ampla não é necessária”, pondera. 

A respiração tem papel fundamental no yoga, tendo em vista que a prática afeta o corpo e a mente de diversas maneiras. “Durante a prática de yoga a respiração muda de forma natural por meio do movimento, da ativação muscular, da alteração entre a contração e a liberação e entre a sensação interior de paz, suporte e amplitude”, explica o professor. 

No Método Kaiut Yoga, existem fundamentos para uma reeducação da respiração, para que uma regulação do sistema nervoso impacte diretamente em sintomas ansiosos.  

“O desenvolvimento de uma respiração melhor, diretamente ligada à regulação do sistema nervoso, passa pela respiração. Assim, o primeiro passo para conquistar uma respiração melhor é perceber sua respiração, sem analisar, julgar ou interferir. Na sequência, a ideia é respirar em ciclos reduzidos sustentáveis, reeducando seu próprio sistema a respirar de uma forma mais natural e harmônica”, finaliza o professor.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dicas relevantes para obter sucesso na entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.