Dicas relevantes para obter sucesso na entrevista de emprego

É muito importante que o candidato se direcione assertivamente na entrevista de emprego, sendo assim, confira algumas dicas relevantes!

Entrevista de emprego – dicas relevantes 

Uma entrevista de emprego é uma situação muito importante, no entanto, pode ser uma causa de ansiedade e nervosismo nos candidatos. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você direcione sua participação em uma entrevista de emprego e não fique aquém da sua capacidade. Todavia, é importante ressaltar que todas as dicas devem ser adaptadas a sua objetividade de carreira e outros fatores particulares.

Evite atrasos

 Primeiramente, evite atrasos. Sabemos que fatores externos nem sempre são previsíveis, porém, se possível, evite atrasos. Pois, estar atrasado, ou muito próximo do horário marcado, é um fator gerador de ansiedade, bem como, pode ser um ponto relevante para a desclassificação do candidato, dependendo da flexibilidade do entrevistador.

 Por isso, tente chegar um pouco mais cedo, pois ao chegar um pouco mais cedo, você consegue trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente. Bem Como, pode adiantar alguns processos referentes a uma entrevista em grupo, como preenchimento de dados ou realização de testes.

Como o candidato deve se vestir?

A sua vestimenta é outro ponto importante na entrevista de emprego.Sendo assim, é relevante que você conheça a cultura da empresa. Por isso, procure no site da empresa informações sobre os valores da organização. 

Dessa forma, poderá se direcionar assertivamente. Por exemplo, caso a sua entrevista de emprego ocorra em uma Startup, você pode se vestir de forma casual.

Já uma empresa tradicionalista pede uma vestimenta formal. Certamente esses são pontos de atenção que fazem diferença para que você se sinta mais à vontade no ambiente.

Construa a sua narrativa de maneira direcionada 

 A construção da narrativa do candidato é um ponto relevante na entrevista de emprego. Visto que a maneira como o candidato elabora os fatos ocorridos em seus empregos anteriores pode direcionar a sua postura para a vaga atual.

 Por isso, a construção da sua narrativa é composta pela maneira como você fala, o seu tom de voz e também pela ordem dos fatos.Além disso, ressalte resultados obtidos em projetos implementados nas empresas anteriores, bem como, fale sobre sugestões dadas por você. Ou seja, destaque suas contribuições diretas e indiretas. 

Postura corporal

É fundamental que o candidato tenha uma postura positiva. Por isso, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite colocar objetos em seu colo. Além disso, tenha um firme aperto de mão e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Certamente esse conjunto de fatores pode te direcionar de forma assertiva durante o processo seletivo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.