Veja 5 dicas do que não fazer antes de alugar um imóvel

Com os juros novamente em alta e o poder de compra do brasileiro caindo com a inflação, muitas pessoas têm apostado no aluguel. Mas você sabe o que não fazer antes de alugar um imóvel, seja ele um apartamento ou uma casa? Veja abaixo algumas dicas e não cai em armadilhas.

 

1. Alugar sem pesquisar os preços

 

Quando você vai alugar um imóvel, a primeira dica que você deve ter em mente é não alugar sem pesquisar. Você pode até achar que determinado imóvel tem condições que você precisa, mas é importante comparar preço e espaço com outros imóveis.

 

De preferência, tire uns dias para ver todos os imóveis que te interessaram para alugar, desta forma você poderá compará-los entre si.

 

Caso tenha gostado muito de algum, você poderá enviar seus documentos e ver se o seu nome é aprovado, geralmente é necessário ter a renda 3 vezes maior que o valor do imóvel ou valor próximo.

 

2. Pagar taxa para análise de ficha do aluguel imóvel

 

Quando você se interessa em um imóvel para alugar, o próximo passo é enviar seus documentos para imobiliário ou proprietário e ver se a sua ficha é aprovada. Muitos locais cobram uma taxa irregular para o processo, mas saiba que qualquer custo quanto a análise de documentos jamais será sua.

 

Se houver custo cabe a imobiliário ou o proprietário do imóvel arcar com análise da documentação.

 

3. Não conferir o prazo do contrato e multa

 

Se a sua ficha por aprovada, o próximo passo é assinar o contrato. Um erro de muitas pessoas é fechar um contrato longo e não perceber que caso precise sair da casa ou apartament0 alugado antes daquele período será necessário pagar uma multa.

 

Por isso, você deve ficar atento ao tempo de contrato e o valor da multa caso precise entregar o imóvel alugado antes do prazo. Uma opção neste caso é pedir a dispensa da multa após 12 meses de contrato, porém nem todo proprietário aceita essas condições.

 

4. Assinar o contrato para alugar um imóvel sem ler

 

Esse é um dos maiores erros das pessoas que vão alugar o primeiro imóvel. Na ansiedade de fechar negócio, muitas pessoas não prestam atenção no contrato e não o leem por completo.

 

Não ler o contrato pode te causar problemas, já que você não tem informações do acordo que você fechou e isso pode até pesar no bolso. Por isso, é importante ler o contrato por completo e só assinar se entender todas as cláusulas.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.