Valores esquecidos: BC divulga repescagem para saque

As notícias no começo do ano da existência de valores esquecidos nos bancos colocou muitos brasileiros em polvorosa. Depois do anuncio, muitos correram para ver se tinham valores a receber a ponto de fazer o programa para os saques sair do ar.

Depois de ajustes o programa voltou a funcionar. Contudo, após consultas realizadas a maioria das pessoas que faz a consulta não encontrou valores ou encontrou apenas centavos.

Entretanto, o Banco Central divulgou nova repescagem para consulta e saques de possíveis valores esquecidos nas instituições financeiras.

Contanto de hoje (28) até o dia 16 de abril está liberada a consulta e um cronograma para agendamento de saques.

 

Pode consultar os valores não somente quem não faz ou não tinha valores a receber, mas também quem recebeu dinheiro na primeira rodada. Isso porque as insituições financeiras enviaram novos dados ao sistema, dados de clientes que nao tinham sido enviados na primeira rodada.

 

A liberação do saque estava programada para hoje, entretanto, o BC acabou por mudar as regras de pagamento e também divulgou um calendário específico para os saques em que as etapas estão organizadas de acordo com a data de nascimento.

 

Outras modificações foram feitas para essa nova repescagem. Por exemplo, ao invés de ter que entrar em determinados horários agendados pelo sistema, o correntista é quem agendará o horário em que vai sacar, desde que seja na data informada.

 

O usuário pode agendar o saque desde que tenha uma conta no Portal Gov.br  no nível prata ou ouro. Feito o pedido para o saque do dinheiro esquecido a instituição tem até 12 dias para fazer a transferência. Espera-se que quem optar pela transferência via Pix terá acesso mais rápido ao dinheiro.

 

Dados do BC informam que por volta de 114 bilhões de pessoas físicas e 2,7 bilhões de pessoas jurídicas consultaram o sistema. As pessoas físicas que tinham valores esquecidos somaram um total de 25,9 milhões, enquanto 253 mil empresas tinham valores a receber.

 

O processo de agendamento tem sido menor que o esperado, apesar de um alto volume de consultas. Talvez pelo fato de que os valores são pequenos. As informações são de que 42,8% dos saldos são de até R$ 1, o que pode estar levando as pessoas a desistirem de agendar saques de valores tão pequenos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.