Vale-Gás terá os pagamentos antecipados em outubro; veja mais detalhes

Vale-Gás terá os pagamentos antecipados em outubro; veja mais detalhes

A nova parcela do Vale-Gás será paga em outubro, junto aos repasses do benefício do Auxílio Brasil. Outa novidade é que os pagamentos serão antecipados este mês. O Ministério da Cidadania decidiu adiantar as datas de liberação do auxílio, em razão do segundo turno das eleições 2022.

A nova parcela do Vale-Gás será paga em outubro, junto aos repasses do benefício do Auxílio Brasil. O programa tem uma sistemática de pagamento bimestral, sendo assim, considerando a última distribuição em agosto, o benefício será concedido neste mês.

Outa novidade é que os pagamentos serão antecipados este mês. O Ministério da Cidadania decidiu adiantar as datas de liberação do auxílio em razão do segundo turno das eleições 2022, marcado para o dia 30 de outubro. Veja as novas datas a seguir:

Final do NISData do Pagamento
111 de outubro
213 de outubro
314 de outubro
417 de outubro
518 de outubro
619 de outubro
720 de outubro
821 de outubro
924 de outubro
025 de outubro

 

Valor do Vale-Gás em outubro

Assim como ocorreu em agosto, o benefício em outubro será de 100% do preço médio nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). No entanto, esse valor só será pago até dezembro deste ano.

A ampliação aconteceu mediante a aprovação da PEC das Bondades, que tem vigência até o fim de 2022. Sendo assim, a partir de 2023, o valor do benefício voltará a ser de 50% do preço médio do gás de cozinha.

Lembrando que a definição do valor é baseada no levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), até o 10º dia útil do mês. Ainda não há informações quanto ao benefício deste mês.

Quem pode receber 

Para ter acesso ao benefício, o interessado deve:

  • Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
  • Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos (R$ 3.636);
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos podem receber, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
  • Ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

De todo modo, a pasta responsável pelos pagamentos considera alguns critérios como prioridade. Isso porque, o orçamento do programa é limitado. No entanto, os beneficiários do Vale-Gás são alguns que também recebem o   Auxílio Brasil.

 

Como receber o Vale-Gás

Na intenção de participar do programa, a família precisa ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Na prática, será necessário ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e apresentar os documentos solicitados.

Mas, para isso, a família deve escolher um representante para realizar a inscrição. Este deve ser maior de 16 anos de idade e ser preferencialmente do sexo feminino. Contudo, é importante lembrar que o procedimento pode ser adiantado.

Atualmente, o Governo Federal usa um aplicativo para que as famílias possam fazer um pré-cadastro no banco de dados, facilitando assim o processo de inscrição. Veja os passos a seguir:

  1. Baixe o aplicativo CadÚnico, disponível para Android ou iOS;
  2. Toque “Seguinte” para ter acesso ao menu inicial;
  3. Faça o login com o CPF e a senha cadastrados no portal Gov.br;
  4. Leia os termos de uso com atenção e selecione “Li e concordo”;
  5. Confirme se você é o responsável familiar;
  6. Na sequência, clique em “Ir para o pré-cadastro” e preencha os dados.

Depois de inserir as informações, você terá até 120 dias comparecer a um posto de atendimento (CRAS) para finalizar o cadastro.

 

Como consultar o benefício do Vale-Gás

Para verificar se vai receber o vale-gás, basta informar o número do CPF em alguns dos aplicativos:

  • Aplicativo Auxílio Brasil – usando o número do CPF e NIS;
  • Aplicativo Caixa Tem – criando login com CPF;
  • Atendimento da Caixa pelo telefone 111;
  • Atendimento do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.