Vale Gás: Pagamentos de junho se iniciam no dia 17

O pagamento do Vale Gás do governo federal deve começar a ser começar a ser creditado aos beneficiários no dia 17 de junho. O benefício é pago bimestralmente e vem sendo realizado em meses pares. 

Em abril de 2022 o benefício foi de R$ 51, valor correspondente a 50% do valor do botijão de 13 kg vendido naquele período. Vale informar que o benefício é calculado com base na média divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).  

Confira as datas de pagamento do Vale Gás

O pagamento do Auxílio Gás, apesar de ocorrer apenas em meses pares, é creditado aos beneficiários na mesma data do Auxílio Brasil. Desse modo, o valor é  pago aos cidadãos nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o número NIS de cada beneficiário. Veja as datas de pagamento do mês de junho:

NIS final:Data de pagamento:
117/05
220/05
321/05
422/05
523/05
624/05
727/05
828/05
929/05
030/05

 

Saiba quem tem direito ao benefício 

O Vale Gás é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) que possuem renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 606). O benefício tem duração de 5 anos, desse modo, as famílias beneficiadas deverão receber 30 parcelas até o final do prazo. 

As famílias que possuem em seu núcleo membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada, têm direito ao Vale Gás. O BPC é destinado a cidadãos com deficiência ou idosos acima de 65 anos que comprovem não possuir meios de prover a manutenção da família. 

Além disso, a lei estabelece que o Auxílio Gás deve ser concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.

Veja como sacar o auxílio do governo federal 

Como já dito anteriormente, o pagamento do Vale Gás segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, pagando os beneficiários de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Nesse sentido, os cartões e senhas utilizados para sacar o Auxílio Brasil podem ser utilizados para receber os recursos do Auxílio Gás. 

Vale lembrar que as parcelas do benefício possuem um prazo para serem movimentadas. Desta forma, os beneficiários devem utilizar o dinheiro em até 120 dias, contando a partir da data em que o valor foi creditado na conta poupança social. O saque do benefício pode ser feito em casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui de autoatendimento. 

Além disso, os cidadãos podem movimentar os recursos por meio do aplicativo Caixa TEM. O aplicativo desenvolvido pela Caixa no ano de 2020 permite que sejam feitos pagamentos online utilizando o cartão virtual ou QR Code, além de ser possível pagar boletos e fazer transferências.

Mais informações sobre o Vale Gás podem ser obtidas por meio dos aplicativos Auxilio Brasil e Caixa TEM, bem como pelo Atendimento Caixa. Também é possível esclarecer dúvidas ligando no Ministério da Cidadania pelo telefone 121. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.