Auxílio Brasil de R$400: veja como consultar o número do NIS

O NIS (Número de Identificação Social) está relacionado a quase todos os benefícios do Governo Federal, além de direitos trabalhistas e previdenciários.

O NIS (Número de Identificação Social) está relacionado a quase todos os benefícios do Governo Federal, além de direitos trabalhistas e previdenciários. Por esse motivo, o número é de extrema importância para recebimento do Auxílio Brasil, seguro-desemprego, abono salarial, aposentadoria, FGTS, entre outros.

O número do NIS é informado por meio da Caixa Econômica Federal.

Diferença entre NIS e PIS

A princípio, é importante destacar que o número do NIS e do Programa de Integração Social (PIS) não é diferente. O que muda entre eles é que o NIS é criado quando o cidadão começa a receber benefícios sociais. Já o PIS é fornecido no momento em que a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

Como consultar o NIS?

Para quem ainda tem dúvidas a respeito do número do seu NIS, fique tranquilo. Atualmente, existem diversos meios de consultar o Número de Identificação Social, podendo ser de forma física ou até mesmo pela internet, por diferentes canais que o governo oferece. Veja alguns deles:

CadÚnico

O cidadão poderá realizar a consulta do número do NIS pelo Cadúnico. Para isso, será necessário preencher suas informações via portal eletrônico Meu CadÚnico ou através do aplicativo (disponível para Android e iOS).

Carteira de trabalho

Na carteira de trabalho em papel, o NIS, possivelmente, está anotado como PIS nas últimas páginas, em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal.

Já na versão digital, o número do PIS ou NIS consta em um dos contratos registrados. Para ter acesso a versão digital é preciso baixar o aplicativo CTPS (disponível para Android e iOS).

Extrato do FGTS

O extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também é um outro caminho para que o cidadão realize a consulta do número do NIS. O aplicativo está disponível na plataforma Android e iOS.

Ademais, a consulta também poderá ser realizada em uma das agências, site da Caixa e telefone 0800-7260207.

Meu INSS

No site Meu INSS e no aplicativo (disponível para Android e iOS), o cidadão também poderá realizar a consulta de seu número do NIS. No entanto, é importante destacar que será necessário utilizar os dados de acesso para o portal gov.br.

No momento da consulta no Meu INSS, o número do NIS é mostrado com o nome ‘NIT’. Pelo telefone oficial da Previdência Social (135) também é possível fazer a consulta do Número de Identificação Social.

Você vai gostar muito de ver:

Serasa inicia campanha para renegociação de dívidas com o Bradesco e BB

Dinheiro esquecido: Quando será iniciada a nova fase de consultas?

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão também é possível conferir o número do NIS, visto que os dígitos constam logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão.

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil

Para que os pagamentos de ambos os benefícios ocorram em conjunto é preciso que o calendário seja o mesmo. Confira as datas a seguir:

Final do NISJunho
117 de junho
220 de junho
321 de junho
422 de junho
523 de junho
624 de junho
727 de junho
828 de junho
929 de junho
030 de junho
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.