O Governo Federal iniciou os pagamentos do auxílio gás na última segunda-feira (27). Os repasses estão sendo inicialmente concedidos as famílias em situação de vulnerabilidade que residem nas cidades atingidas violentamente pelas chuvas no estado da Bahia e de Minas Gerais.
Veja também: Auxílio Emergencial: Veja quando serão pagas as novas parcelas
Desta forma, as cidades que declaram estado de calamidade terão acesso ao vale gás do governo Federal. A intenção é atender cerca de 100 mil famílias. A lista dos municípios que estão sendo atendidos já está disponível no site do Ministério da Cidadania.
Os demais cidadãos com direito ao auxílio gás do governo terão acesso aos valores a partir do dia 18 de janeiro, conforme o calendário oficial do Auxílio Brasil. Vale lembrar que o benefício será de R$ 52, cerca de 50% do valor médio de um botijão de 13kg.
Confira o calendário:
- Final NIS 1: 18 de janeiro;
- Final NIS 2: 19 de janeiro;
- Final NIS 3: 20 de janeiro;
- Final NIS 4: 21 de janeiro;
- Final NIS 5: 24 de janeiro;
- Final NIS 6: 25 de janeiro;
- Final NIS 7: 26 de janeiro;
- Final NIS 8: 27 de janeiro;
- Final NIS 9: 28 de janeiro;
- Final NIS 10: 31 de janeiro.
Quem terá direito a vale gás?
Importante destacar que o auxílio do governo será concedido as famílias inscritas no CadÚnico que possuem renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550 em 2021), sendo o repasse preferencialmente para a mulher do lar.
Além delas, o vale gás também contemplará as famílias que possuem entre seus integrantes segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda terão prioridade as mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva de urgência.
Como sacar e consultar o vale gás?
O benefício pode ser resgatado por meio dos cartões e senhas utilizados para saque do Programa Auxílio Brasil. Ele pode ser consultado pelo aplicativo do novo Bolsa Família ou pelo Caixa Tem.
A Central de Atendimento da Caixa Econômica também está disponível para consultas, basta telefonar para o número 111.