Vacina contra a COVID: crianças terão que aguardar até o fim do mês para serem imunizadas

Ethel Maciel confirma o desabastecimento

Ethel Maciel, integrante do Ministério da Saúde, confirmou na última sexta-feira (06) o desabastecimento da vacina contra a COVID para crianças no Brasil. A pasta ainda está na fase de negociação com a fabricante Pfizer. A intenção é antecipar a entrega dos imunizantes para os dias finais de janeiro.

O estoque da vacina contra a COVID para quem tem mais de 12 anos está em dia. Segundo Ethel, o Ministério foi recebido, tanto com relação ao desabastecimento do estoque pediátrico quanto ao abastecimento para os adultos, conforme você poderá ler na matéria que o Notícias Concursos preparou.

Vacina contra a COVID chega para o público infantil até o fim do mês

A Secretária de Vigilância diz que a previsão é que chegue ao país, aproximadamente, 3,2 milhões de vacinas destinadas ao público infantil que vai de 6 meses até 4 anos. A Pfizer está em negociação com a pasta para que o adiantamento seja até o final de janeiro.

Já para as crianças que estão entre 5 até 11 anos, a previsão é de mais ou menos 4,5 milhões de doses pediátricas. Ademais, Ethel afirma aos cidadãos que o Ministério da Saúde tem como foco a vacinação. Isso porque a cobertura das duas doses, e sem o reforço, não atingiu 80% da população ainda. As duas doses com reforço infelizmente não alcançam 50% de todos os cidadãos brasileiros.

É importante ressaltar que, caso em alguma localidade do país não se encontrem vacinas para o público acima dos 12 anos, o problema não é de desabastecimento. Há imunizantes, porém, o problema é com a distribuição, o que terá uma solução nos próximos dias pela secretaria.

Nova subvariante, XBB.1.5, é preocupante

Vacina contra a COVID: crianças terão que aguardar até o fim do mês para serem imunizadas
Vacina contra a COVID: crianças terão que aguardar até o fim do mês para serem imunizadas – Freepik

A respeito do primeiro caso brasileiro identificado da XBB.1.5, uma ramificação da variante ômicron, a prioridade do Ministério da Saúde é vacinar quem está com doses atrasadas. A variante vem circulando com uma amostra colhida no mês de novembro.

Sabe-se que a variante tem alta taxa de transmissibilidade. Isso faz com que o governo se preocupe ainda mais com os esquemas da vacina contra COVID. Portanto, sua retomada e uma campanha para quem tem dose atrasada, já que são, em média, 100 milhões de brasileiros nessa situação, são ações críveis agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.