14 utilidades do smartphone no ambiente acadêmico

O smartphone não é usado apenas para WhatsApp, Tik Tok ou Instagram. Do ponto de vista educacional, ele pode oferecer várias utilidades.

Antes de continuarmos, vale lembrar que isso não significa que devemos mudar repentinamente a forma como as escolas ensinam, ou permitem o uso dos smartphones sem controle.

O objetivo dessa post é simplesmente remover algumas das conotações negativas em torno dos smartphones e considerar as novas possibilidades que temos à disposição.

Para que os alunos usem smartphones na escola com responsabilidade, é importante definirmos limites e regras com antecedência.

Smartphone pode ser útil

  1. Verifique os fatos: provavelmente o uso mais comum de todos. Alunos e professores agora podem encontrar fatos em segundos. Isso pode ser muito útil ao explicar e debater tópicos.
  2. Tire fotos: os telefones celulares podem ser usados como câmeras para ilustrar trabalhos e apresentações.
  3. Faça vídeos: semelhante ao último ponto. Por exemplo, vídeos podem ser usados para registrar experimentos e depois incluí-los em projetos.
  4. Leia as notícias: muitos professores costumam incluir artigos de notícias como parte de seus métodos de ensino (por exemplo, em Economia). Com uma quantidade infinita de aplicativos móveis de coleta de notícias, você pode trazer notícias e assuntos atuais para a sala de aula em um instante.
  5. Dicionário: há uma infinidade de aplicativos de dicionário que permitem verificar o significado de uma palavra instantaneamente.
  6. Tradutor: novamente, isso pode ajudar com o significado e a explicação de uma palavra estrangeira, assim como o aplicativo de dicionário.
  7. Calendário: chega de esquecimento ou confusão sobre datas de provas ou prazos de entrega de trabalhos. Agora você tem aplicativos que permitem sincronizar calendários.
  8. Anote as ideias: a inspiração nem sempre vem quando queremos. Por esse motivo, tente usar seu dispositivo móvel. Os smartphones nos permitem fazer anotações a qualquer hora e em qualquer lugar.
  9. Ouça a música: temos falado antes longamente sobre como a música nos ajuda a estudo . Além disso, você não precisa armazenar suas músicas se usar serviços como Spotify ou Soundcloud.

Mais funções

  1. Imagens: como você bem sabe, uma imagem vale mais que mil palavras. Por esse motivo, em muitos casos, os alunos acham mais fácil entender o material quando há uma imagem relacionada a uma explicação. Mapas mentais são um bom exemplo de ferramenta que ajuda nesse sentido.
  2. Revisão: smartphones permitem que você acesse recursos e materiais rapidamente antes de uma prova.
  3. Cronômetro: aulas, exercícios e apresentações costumam ter limites de tempo. Pratique a gestão do tempo usando o cronômetro do seu celular.
  4. Leia e-Books: ao aprender, se candidatar a um emprego ou ir para a universidade, a leitura de PDFs e manuais pode ser obrigatória. Por esse motivo, aplicativos como o Kindle nos permitem ler livros e manuais de qualquer lugar.
  5. Gravador de voz: o celular fornece aos alunos a capacidade de gravar explicações . Essas gravações podem ser consultadas mais tarde e podem economizar muito tempo em vez de serem gravadas. Nestes casos, lembre-se sempre de obter permissão do professor primeiro.

E então, gostou de conhecer essas sugestões?

Não deixe de ler também – 4 estratégias para driblar o smartphone e estudar com mais foco

Você também pode gostar:

Curso de Manutenção de Smartphone ONLINE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.