Brasil Império: 4 dicas de filmes sobre este período

O Brasil Império ocorreu entre 1822 com a independência do país e terminou em 1889 quando ocorre a Proclamação da República. 

Durante o Brasil Império era controlado politicamente por uma monarquia, ou seja, governado por um imperador e seu poder era transmitido de modo hereditário. 

Pode-se compreender o Brasil Império em três períodos:

  • Primeiro Reinado (1822 – 1831)
  • Período Regencial (1831 – 1840) 
  • Segundo Reinado (1840 – 1889) 

Trata-se de um importante período da História do Brasil, por isso selecionamos 4 dicas de filmes sobre o período para auxiliá-los na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares, acompanhe o artigo e fique por dentro! 

4 dias de filmes sobre o Brasil Império

Selecionamos uma lista com 4 filmes que abordam o período da História do Brasil conhecido como Brasil Império, veja!

Os Inconfidentes

O filme demonstra como foi a Inconfidência Mineira e todo contexto da traição e execução de Tiradentes. 

Além disso, mostra a união de padres, políticos, poetas, militares e civis com o intuito de libertar o Brasil do domínio português no século XVIII. 

Ademais, demonstra os ideais levantados durante a Inconfidência Mineira, foram fundamentais para a Independência do Brasil anos mais tarde. 

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

O filme mostra a vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que vem para o Brasil na época que ainda era colônia de Portugal, uma terra bem diferente do velho continente. 

A saber, Carlota foi contrária à vinda da corte portuguesa ao Brasil e ficou extremamente aliviada quando eles voltaram para Portugal. 

Independência ou morte

O filme retrata de forma romântica a Independência do Brasil, mostrando todo o processo de emancipação do país de Portugal, mostrando momentos marcantes da história do Brasil, como a volta da família real para Portugal. 

Além disso, também demonstra o famoso “dia do fico”, assim como o dia da independência com o grito de D. Pedro às margens do Ipiranga. 

Sinhá Moça

O filme retrata a luta da jovem Sinhá Moça, na busca pela abolição da escravidão no Brasil ao voltar para sua cidade em São Paulo, entrando em conflito com escravocratas e sua própria família. 

Além disso, o longa metragem demonstra todo o contexto das lutas abolicionistas e a abolição da escravatura. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre o Brasil Imperial?

Não deixe de ler também – História do Brasil: O que foi a Revolução Praieira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.