UTFPR divulga oferta de mais de 3 mil vagas através do Vestibular 2024

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou o edital referente ao Vestibular 2024, que visa o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. De acordo com o documento, a universidade está ofertando mais de 3 mil vagas em diversos cursos de graduação. 

Poderão concorrer às vagas ofertadas os estudantes que tenham o Ensino Médio completo ou que estejam em vias de concluir até a data da matrícula na UTFPR. 

Vestibular 2024: Período de inscrição

Ainda de acordo com o edital, a UTFPR receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período de 1º de setembro às 23h59 do dia 9 de outubro. As inscrições serão recebidas exclusivamente de forma virtual. 

Desse modo, os interessados deverão acessar o site da instituição organizadora no referido período e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento do cadastro, o candidato deverá escolher uma opção de curso de graduação e indicar se participará da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de reserva de vagas.

Após preencher o requerimento eletrônico e enviar as informações, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição para efetivar o cadastro. O valor da taxa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A UTFPR aceitará pagamentos via boleto bancário e via PIX até o dia 10 de outubro.

A Universidade oferta mais de 3 mil vagas para ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. Imagem: Decom
A Universidade oferta mais de 3 mil vagas para ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. Imagem: Decom

O edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda. O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro. 

Para solicitar o benefício, os candidatos devem enviar a folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.

Vestibular UTFPR 2024: Provas

Para fins de classificação dos inscritos, a UTFPR aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para o dia 19 de novembro de 2023.

O edital indica ainda que a aplicação acontecerá de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. 

A universidade aplicará duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

O edital indica ainda que a prova de conhecimentos gerais abarcará assuntos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia .

Oferta de vagas

A oferta total da UTFPR é de 3.188 (três mil cento e oitenta e oito) vagas para 114 opções de cursos de graduação. As oportunidades visam o ingresso nos 13 campi da Instituição no primeiro semestre letivo de 2024. 

Desse modo, há vagas para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Do total de vagas ofertadas, ao menos metade reservadas para cotas destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para: renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo; pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência (PcD). 

Resultados e matrículas

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Vestibular 2024 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas entre os dias 17 e 20 de janeiro, de maneira virtual.

Acesse o edital do Vestibular 2024 na íntegra para mais detalhes. 

Leia também UFSC, IFSC e IFC anunciam oferta de mais de 6.700 vagas por meio do Vestibular Unificado 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.