CADÚNICO: como se cadastrar? Aprenda agora!

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema do Governo Federal que permite o acesso a uma série de benefícios sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira da Pessoa Idosa. Além disso, o CadÚnico auxilia o governo a mapear a situação de pobreza no país e a tomar medidas para combatê-la com base nos dados compartilhados pelos usuários.

Verificando se você já está cadastrado no CadÚnico

Se você está em dúvida sobre sua inscrição no CadÚnico e deseja verificar se já está cadastrado, existem duas maneiras de fazer isso: através do aplicativo para celular ou pelo site do CadÚnico.

Através do aplicativo para celular

  • Baixe o aplicativo do CadÚnico em seu celular (disponível para Android e iOS).
  • No aplicativo, toque na opção “Consulta por CPF”.
  • Preencha todos os seus dados e toque em “Consultar”.
CADÚNICO: como se cadastrar? Aprenda agora!
Imagem: Divulgação

Através do site do CadÚnico

  • Acesse o site do CadÚnico em gov.br.
  • Clique no botão “Iniciar”.
  • Preencha seus dados e clique em “Continuar”.
CADÚNICO: como se cadastrar? Aprenda agora!
Imagem: Divulgação

Como se cadastrar no CadÚnico

Se você ainda não está cadastrado no CadÚnico e deseja se inscrever, é necessário comparecer pessoalmente a um posto de atendimento na sua cidade. Os postos de atendimento podem ser encontrados em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no setor responsável pelo Bolsa Família.

Para encontrar os pontos de distribuição na sua cidade, acesse o site do portal Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) em mds.gov.br. Certifique-se de que o local de atendimento seja o mesmo onde você e sua família residem.

Ao comparecer ao posto de atendimento, é necessário levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa que você. Os documentos necessários são:

  • CPF;
  • Documento de identificação, preferencialmente RG;
  • Comprovante de residência, preferencialmente conta de luz.

Se você tiver 16 anos de idade ou mais, poderá ser considerado o Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único e terá o direito de inscrever o restante da família no sistema.

Após o cadastro, será necessário marcar uma entrevista e responder a um questionário feito pelos assistentes sociais. Nessa ocasião, não é necessário levar toda a família ao posto de atendimento.

É importante ter todos os dados atualizados para evitar inconsistências no momento do cadastro ou ao responder às perguntas na entrevista. Se você se enquadra em categorias sociais específicas, como indígena ou quilombola, acesse o site do CadÚnico e verifique a documentação necessária para comprovar sua situação.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o CadÚnico, confira quem pode se inscrever e quais são os programas disponíveis no sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.