UTFPR anuncia oferta cerca de 4 mil vagas no SiSU 2022

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou o número de vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. De acordo com a instituição, a oferta total de vagas para o processo seletivo é de 4.392 vagas.

As vagas ofertadas pela UTFPR são para cursos de graduação ministrados nos campi de Curitiba, Pato Branco, Medianeira, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Londrina, Toledo, Apucarana, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Guarapuava, Francisco Beltrão e Santa Helena. 

Dentre as vagas ofertadas, 2.196 estão reservadas para estudantes cotistas, que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública.

Segundo a UFTPR, dentre as vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas, 601 vagas são para estudantes de escolas públicas independente da renda e outras 601 vagas para estudantes de escolas públicas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Além disso, há 399 vagas reservadas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, 399 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas independente da renda, 110 vagas para PcD’s que tenham renda de até 1,5 salário mínimo, e 96 vagas para PcD’s independente da renda. 

SiSU usará notas do Enem 2021

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a classificação dos candidatos das duas edições do SiSU 2022 será feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Portanto, só poderão concorrer às vagas os estudantes que fizeram as provas dessa edição do Enem.

O MEC deve divulgar em breve o período de inscrição do SiSU, que será posterior à data de divulgação dos resultados do Enem. As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Os resultados do exame estão previstos para 11 de  fevereiro de 2022. Nesse sentido, as inscrições para o SiSU do 1º semestre de 2022 devem ser abertas na segunda quinzena de fevereiro. 

O SiSU é um dos principais programas do governo federal e seleciona, duas vezes ao ano, alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior. 

Confira mais informações sobre o SiSU.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O Inep aplicou as provas da 2ª etapa do Revalida 2021 nos dias 18 e 19 de dezembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.