USP tem aplicativo gratuito para correção de redação

A prova de redação é uma das mais temidas pelos candidatos dos vestibulares tradicionais e pelos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, a redação costuma ter um maior peso para a nota final. 

Por isso, os vestibulandos devem buscar o aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários para a escrita da redação. A prática é crucial. No entanto, é preciso também ter um feedback e saber o que precisa de melhoria. Geralmente, os cursinhos contam com uma equipe de professores para corrigir as redações de treino, mas muitos vestibulandos estudam por conta própria. 

Nesse sentido, um aplicativo de correção criado a partir de projeto de IC desenvolvido no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, ajuda os estudantes  a melhorar suas habilidades em redação.

O Corretor Inteligente de Redações Automático (Cira) corrige a redação e estabelece a pontuação do texto por meio de inteligência artificial. Além disso, o Cira apresenta sugestões de melhorias para o texto.

A ferramenta foi desenvolvida tendo como base 100 mil redações da empresa Letrus, corrigidas e pontuadas por profissionais a partir das cinco competências exigidas pelo Enem. Portanto, o aplicativo é uma ótima opção para aqueles que buscam uma boa nota no exame.

Como usar o Cira

É possível baixar o Cira no sistema operacional Android gratuitamente ou corrigir as redações a partir do site da ferramenta. Para obter a correção no site, o usuário só precisa inserir o tema e o texto da redação nos campos indicados e, posteriormente, clicar em Corrigir!.

Assim, o Cira gera uma nota e a estatística do texto, com o número de palavras, conectivos e erros. O aplicativo é capaz de identificar cada tipo de erro, que é sinalizado em vermelho. O usuário pode ainda clicar sobre o erro para obter uma recomendação de como corrigi-lo. 

Confira aqui o tutorial de uso do aplicativo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.