USP oferece curso gratuito de programação para alunos do ensino médio

Inscrições vão até dia 10/10 e curso terá duração de nove semanas

A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo vagas no curso gratuito de programação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A princípio, os alunos do ensino médio podem se candidatar até o próximo domingo (10).

O curso online faz parte do Projeto Codifique e trata de assuntos relacionados à lógica e resolução de problemas, e conceitos de lógica básica de programação, utilizando a linguagem JavaScript. 

De acordo com os organizadores, o curso será 100% online e, por isso, a plataforma de comunicação será o Discord e eles pedem que os alunos criem uma conta para participar.

Para se candidatar, o estudante deve ser um aluno ativo do Ensino Médio, ter acesso a um computador, criar uma conta no Discord e se interessar por programação. Além disso, existem algumas regras que os alunos precisam cumprir ao longo do estudo, como:

  • assistir às aulas semanais;
  • entregar as tarefas
  • entregar o projeto final;
  • comparecer nas monitorias.

Conforme as informações da USP, as aulas acontecerão às quartas-feiras, de 14hrs a 15hrs10min. Serão nove semanas de conteúdo com transmissões ao vivo pelo YouTube que ficarão gravadas para consulta posterior. Assim, segue o calendário de aulas:

  1. 13/10;
  2. 20/10;
  3. 27/10;
  4. 03/11;
  5. 10/11;
  6. 17/11;
  7. 24/11;
  8. 01/12;
  9. 08/12.

Da mesma forma, os alunos poderão participar de monitorias semanais. Elas terão duração de uma hora e ocorrerão por meio do servidor no Discord, onde os estudantes podem tirar suas dúvidas e receber ajuda nas tarefas junto à equipe de monitores do projeto (alunos de computação da própria USP).

Caso ainda tenha ficado dúvidas, a equipe do projeto preparou um documento com perguntas e respostas que podem te ajudar. Confira aqui.

Como se inscrever no curso gratuito da USP

Antes de mais nada, para se inscrever, você precisa acessar o site do formulário de inscrição do curso da USP e ler todas as informações sobre o processo. Em seguida, preencha os campos com seus dados pessoais e de contato.

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir outros cursos gratuitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.