Uso do Pix nas vendas de Dia dos Pais 2023 SURPREENDE empresas de varejo

Segundo dados da VarejOnline, o Dia dos Pais de 2023 apresentou uma queda de 1% nas vendas com relação ao ano passado. No entanto, apesar dessa leve redução nas vendas, o levantamento demonstrou que os brasileiros tiveram uma maior preferência por pagamentos via Pix neste ano.

Sendo assim, os pagamentos via Pix no Dia dos Pais tiveram um aumento de 116% com relação ao ano passado. Além disso, os pagamentos por cartão de crédito também apresentaram uma alta de 4%. Por outro lado, as vendas via cartão de débito e dinheiro tiveram uma queda de 1% e 8% respectivamente.

Ainda segundo a pesquisa da VarejOnline, o ticket médio de vendas neste Dia dos Pais também apresentou um aumento, representando 19%. Sendo assim, o varejo físico demonstrou um faturamento bruto 3% maior do que em 2022, porém teve uma redução de 1% na quantidade de vendas gerais em comparação com o mesmo período.

De acordo com Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, a preferência dos brasileiros por pagamentos via Pix em Dia dos Pais 2023 surpreendeu os varejistas, tendo em vista que o cartão de débito é geralmente o preferido dos consumidores.

“O Pix está crescendo entre os consumidores pela facilidade de pagamento instantâneo. Por isso, é importante que os varejistas estejam preparados para atender essa demanda e tenham um sistema que suporte as transações sem instabilidade, para não atrapalhar as vendas”, afirma o especialista.

Pix bate novos recordes

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, foi lançado em 2020 pelo Banco Central, se tornando muito popular entre os brasileiros ao longo dos anos, principalmente pelo fato de ser um serviço gratuito. Sendo assim, a ferramenta bateu um novo recorde de transações neste mês.

Uso do Pix nas vendas de Dia dos Pais 2023 SURPREENDE empresas de varejo
Uso do Pix nas vendas de Dia dos Pais 2023 SURPREENDE empresas de varejo Imagem: Adobe Stock

Sendo assim, no dia 4 de agosto, o Pix atingiu a marca de 142,4 milhões de transações em um único dia, estabelecendo um novo recorde. Segundo o Banco Central: “Os números reforçam a forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”.

Além disso, esse recorde do Pix foi batido em menos de um mês do recorde anterior, que também era da ferramenta de transferências instantâneas. Na ocasião, o Pix bateu o recorde por dias seguidos, em 6 e 7 de julho, atingindo 129,4 milhões e 134,8 milhões de transações, respectivamente.

Pagamentos instantâneos na função crédito?

Apesar de parecer estranho, esta não é uma realidade muito distante. Isso porque o Banco Central pretende possibilitar com que os consumidores brasileiros utilizem a função crédito no Pix.

Nesse sentido, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou no dia 11 deste mês que a função crédito poderá ser utilizada em breve, via Pix, pelos consumidores brasileiros. Desta maneira o sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo BC em 2020, dispensará o uso de cartões de crédito.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, afirmou Campos Neto. A declaração foi dada em um evento em Curitiba, promovido pela Associação Comercial do Paraná.

Além do crédito no Pix, Campos Neto prometeu a criação de um aplicativo agregador financeiro. Esta ferramenta, no futuro, promete centralizar todos os produtos e serviços bancários em um só lugar, facilitando a vida dos usuários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.