URGENTE! INSS Republica Edital com Nomes dos Candidatos para Curso de Formação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente anunciou uma convocação urgente para a segunda chamada do curso de formação do concurso público de técnico do seguro social. A notícia foi amplamente divulgada, com informações sobre a portaria de convocação e detalhes do curso sendo compartilhados.

Desmentindo boatos

Semana passada, houve um rumor de que o edital do concurso havia sido suspenso. Isso, entretanto, é um equívoco. Devido a uma falha sistêmica, a Portaria 39 foi suspensa, mas logo a Portaria 40 foi divulgada para informar sobre a falha e a Portaria 41 seguiu com a lista de todos os candidatos convocados.

Nota: As informações falsas divulgadas sobre o INSS foram criticadas pelo presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, que reafirmou o compromisso do INSS de continuar melhorando.

Detalhes do curso de formação

O curso de formação ocorrerá de 3 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, com uma carga horária total de 180 horas, presenciais e em tempo integral. As atividades estão programadas para o turno diurno e a bolsa auxílio corresponde a 50% da remuneração de um técnico do seguro social, atualmente em R$ 5.905,79.

Convocação e organização

Os 250 candidatos convocados, além do excedente de 48 do curso anterior, devem se apresentar no dia 3 de janeiro, no auditório do INSS. Os candidatos serão divididos em duas turmas, sendo uma das 8h às 17h e outra das 9h às 18h. As aulas acontecerão na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Total de candidatos no INSS

O último concurso teve 3.144 pessoas aprovadas, das quais 1.000 foram chamadas para o curso de formação. Agora, se os 298 chamados para o curso forem aprovados, o INSS terá nomeado 1.298 pessoas.

Fique atento: O concurso tem validade de um ano, até maio de 2024, e pode ser prorrogado por mais um ano.

Após a aprovação

Após a aprovação, o candidato nomeado deverá apresentar vários documentos, diplomas e exames médicos, conforme previsto no edital. Após a publicação da portaria de nomeação, o novo servidor terá 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício.

Documentos necessários

Alguns dos documentos solicitados incluem:

  1. Certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso
  2. Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição
  3. Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino
  4. Documento de identidade ou equivalente
  5. Declaração de bens, na forma da Lei nº 8.429/1992
  6. CPF
  7. Documento de inscrição no PIS ou Pasep
  8. Três fotos 3×4, recentes
  9. Laudo da inspeção médica oficial

Exames a serem Apresentados

Os candidatos nomeados deverão apresentar diversos exames laboratoriais e médicos, incluindo grupo sanguíneo, fator RH, hemograma completo, glicemia (de jejum), sorologia para Chagas, VDRL, PSA total (para homens com idade acima de 40 anos), ALT, AST, Gama-GT, uréia, ácido úrico e creatinina. Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS); Raio X de Tórax: PA e perfil; Exames cardiológicos: eletrocardiograma com laudo (para candidatos com idade de até 39 anos); teste ergométrico em esteira com laudo (para candidatos com idade igual ou superior a 40 anos); Avaliação psiquiátrica com laudo elaborado por médico psiquiatra. Outros exames poderão ser solicitados na realização da perícia médica.

Exames requeridos

Os nomeados também precisarão apresentar vários exames médicos, incluindo exames laboratoriais, raio X de tórax, exames cardiológicos, avaliação psiquiátrica e outros exames que podem ser solicitados durante a perícia médica.

Luta contra as fake news

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, tem alertado para a divulgação de informações falsas citando o INSS. Ele declarou que “existem muitas pessoas que não querem que o INSS continue melhorando. Mas nós seguiremos”.

Em resumo

A convocação para a segunda chamada do curso de formação do concurso público de técnico do seguro social do INSS é real e está em andamento. Apesar dos boatos de suspensão, a Portaria 41 confirmou a lista de convocados. O curso está programado para começar em janeiro de 2024, e os candidatos nomeados precisarão apresentar vários documentos e exames médicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.