URGENTE: destroços SUBMARINO do Titanic foram ENCONTRADOS

Um campo de destroços foi descoberto dentro da área de busca por um ROV perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou nesta Quinta-feira (22) que encontrou destroços na área de busca do submersível Titan, desaparecido desde domingo (18). Ainda não se pode confirmar se os destroços pertencem ao Titan. O prazo estimado pelo órgão para o fim do oxigênio no veículo já se esgotou. A operação de busca do Titan e seus cinco ocupantes mobilizou navios e aeronaves, primeiramente na superfície e depois nas profundezas. Foram disponibilizados sonares, ROVs (drones aquáticos) e equipamentos de alta tecnologia para cumprir a missão.

destroços submarino encontrados.
Um avião HC-130 Hercules da Guarda Costeira dos EUA sobre o navio francês l’Atalante, auxiliando na busca pelo submersível. Imagem: https://www.theguardian.com/

Comunicado Oficial da Guarda Costeira Americana

Um campo de destroços foi descoberto dentro da área de busca por um ROV perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações.

O que houve com o Titan e seus ocupantes?

O Titan desapareceu no último domingo (18) durante uma expedição aos destroços do Titanic, com cinco pessoas a bordo. Entre eles, o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush. A jornada até o local do naufrágio durou 740 quilômetros. Até o momento, especula-se negligência com a segurança do submersível, já que a própria empresa admite uma abordagem experimental para inovação e avanço tecnológico.

Submarino TITAN da OceanGate estava em sua terceira "viagem".
Submarino TITAN da OceanGate estava em sua terceira “viagem”. Foto: REUTERS/OceanGate

Quais os próximos passos da operação de busca?

Com o oxigênio esgotado, a operação torna-se um resgate de destroços e possíveis corpos dos ocupantes. A Guarda Costeira dos Estados Unidos e Canadá está avaliando as informações sobre os destroços encontrados e pode confirmar em breve se são do Titan. No contexto da indústria de submersíveis, o caso do Titan levantou reflexões sobre a relação entre segurança e inovação. Será necessário equilibrar ambos para que futuras expedições não enfrentem riscos similares. Ficamos na torcida para que a situação seja esclarecida e que essa tragédia possa servir de exemplo para prevenir futuros acidentes na exploração submarina. O Titan e seus ocupantes não serão esquecidos, e suas histórias servirão como lembrete da importância da segurança e da constante busca por inovação responsável.

Incidentes anteriores levantaram preocupações com a segurança do submersível

Líderes da indústria de submersíveis já haviam alertado sobre possíveis problemas “catastróficos” no design do Titan e expressaram preocupações de que a empresa responsável pelo veículo, a OceanGate, não seguiu os procedimentos padrão de certificação. A investigação sobre o desaparecimento do Titan provavelmente se concentrará nessas questões de segurança.

O que vem pela frente?

Os esforços de busca e resgate continuarão a todo vapor, com equipes utilizando veículos operados remotamente na tentativa de localizar o Titan e resgatar seus ocupantes. A comunidade internacional espera ansiosamente por notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.