UPF encerra inscrições do Vestibular de Inverno 2023

As vagas são para Medicina e demais cursos de graduação da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) encerra nesta terça-feira, dia 20 de junho, o período de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de hoje, considerando o horário oficial de Brasília.

Conforme o edital, o Vestibular de Inverno visa a seleção de novos alunos para o curso de Medicina e para outros 26 de cursos de graduação de diversas áreas. As oportunidades são para ingresso no 2º semestre letivo deste ano. Podem se inscrever os estudantes que já tenham o Ensino Médio completo ou que irão concluir essa etapa de ensino até a data da matrícula.

Como se inscrever?

Ainda de acordo com as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, os interessados deverão acessar o site da UPF e realizar o preenchimento do formulário de inscrição. Além dos dados pessoais, o formulário solicita que o candidato escolha a opção de curso e a modalidade de seleção deseja participar desse vestibular.

UPF
Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF). Imagem: Divulgação

Vestibular de Inverno 2023: Modalidades de seleção

Esse processo seletivo contará com três formas de seleção. São elas: aplicação de prova presencial; aproveitamento da nota de redação do Enem; aplicação de prova de redação on-line. A escolha da modalidade é de exclusiva responsabilidade do candidato no momento da inscrição.

Prova presencial

De acordo com o cronograma, a UPF aplicará as provas para os candidatos que optarem pela avaliação presencial está marcada para o dia 24 de junho de 2023, um sábado. As provas serão realizadas no período da tarde, das 14h às 16h (horário de Brasília), no Campus I da UPF. A universidade vai aplicar uma prova de redação, que consiste em uma proposta de escrita de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto e que respeite as regras gramaticais e ortográficas do português.

Nota de redação do Enem

Aqueles que optarem pelo aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão se inscrever com notas obtidas em uma das edições do exame ocorridas entre os anos de 2010 e 2022.

Nesse caso, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Prova de redação on-line

A aplicação da prova on-line não tem uma data definida para a sua aplicação. O candidato poderá responder a avaliação logo após realizar a inscrição, ou seja, a partir desta segunda-feira, dia 29 de maio.

Conforme as orientações da UPF, para a realização da prova, o candidato deverá ter ao seu dispor de computador com acesso à internet já que a avaliação deverá ser feita através da plataforma da universidade.

Caso o estudante não tenha acesso à internet, poderá realizar a avaliação on-line em um dos laboratórios de informática da UPF. Desse modo, aqueles que desejarem fazer a prova em um dos campi (Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) da universidade deverão agendar a sua avaliação através de e-mail (vestibular@upf.br) ou por meio do seguinte telefone: (54) 3316-8220.

Oferta de cursos

A UPF não divulgou o número total de vagas ofertadas. No entanto, anunciou que haverá vagas para 26 cursos de graduação no Campus I, em Passo Fundo, com ingresso no 2º semestre letivo de 2023.

Para a estrutura multicampi, a UPF está ofertando vagas para o curso de Administração (campi de Carazinho, Casca e Soledade); Direito (campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade); e Ciências Contábeis (Campus Sarandi).

Acesse o site da universidade para mais detalhes.

Leia também Ministério da Educação (MEC) anuncia a oferta de mais de 51 mil vagas através do SiSU 2023/2; o período de inscrição está aberto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.