Mais de 51 mil vagas serão ofertadas no SiSU 2023/2, informa MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados referentes à oferta de vagas para a 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. De acordo com a pasta, juntas as instituições de ensino superior públicas participantes estão ofertando 51.277 vagas

As oportunidades são para o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023. Ao todo, estão participando desta edição do SiSU 65 instituições de todo o país. Ainda de acordo com a pasta, os candidatos poderão optar entre 1.666 cursos de graduação de diversas áreas.

Dentre os cursos ofertados, o curso com maior oferta é a Licenciatura em Pedagogia, com 2.011 vagas. Quanto ao turno dos cursos, os dados apontam que o número de vagas disponível é de:

  • 26.352 vagas para o turno integral;
  • 16.327 vagas para o noturno;
  • 4.293 vagas para o matutino.
  • 3.897 vagas para o turno vespertino.

O MEC informou ainda que, do total das vagas ofertadas, 24.726 serão para a seleção em  ampla concorrência, ou seja, para o público geral. Outras 22.560 vagas serão para a seleção de estudantes por cotas (Lei de Cotas ou ações afirmativas da instituição).

Os dados divulgados pela pasta indicam ainda que a maior parte das vagas do SiSU 2023/2 está concentrada nos estados do Rio de Janeiro (13.221), Minas Gerais (8.038), Bahia (4.869), Piauí (4.422) e Paraíba (3.728).

SISU 2023/2
A consulta de vagas do SiSU 2023/2 está disponível. Imagem: Agência Brasil

O MEC liberou a consulta de vagas na última quinta-feira (15). A consulta às vagas disponíveis deve ser feita no site do SiSU e poderá ser feita por nome da instituição, curso ou pelo nome da cidade de oferta. 

SiSU 2023/2: Inscrições

O período de inscrição para o SiSU 2023/2 será aberto na próxima segunda-feira, dia 19 de junho. Os interessados poderão se inscrever exclusivamente on-line, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário usar o login e senha da plataforma gov.br

O MEC receberá as inscrições até o dia 22 de junho, de forma gratuita. No momento da inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso.

A nota de corte do SiSU é atualizada ao final de cada dia do período de inscrição. Desse modo, os candidatos poderão alterar o seu cadastro e mudar a opção de curso até o último dia de inscrição para aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Quem pode participar do SiSU?

De acordo com o edital do SiSU, poderão se inscrever no SiSU somente os candidatos que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. O MEC não permitirá a participação de estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiro”. 

O edital estabelece ainda que o SiSU usará as notas obtidas na prova de redação e também nas quatro provas objetivas do Enem. Os pesos de cada uma das notas podem variar de acordo com o curso e com a instituição ofertante.

Resultado e lista de espera

De acordo com o cronograma do MEC, o resultado do SiSU 2023/2, que conta com uma chamada única, está previsto para o dia 27 de junho de 2023. Os selecionados deverão realizar as matrículas entre 29 de junho e 4 de julho.

Aqueles que não forem convocados nessa chamada regular poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será do dia 27 de junho ao dia 7 de julho. As convocações através da lista de espera acontecerão a partir de 10 de julho.

Cronograma do SiSU 2023/2

  • Período de inscrição: 19 a 22 de junho

  • Resultado: 27 de junho

  • Matrículas: 29 de junho a 4 de julho

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 27 de junho a 4 de julho

Leia também Uerj recebe pedidos de isenção do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.