UPE abre período de inscrição para o SSA 2024

A Universidade de Pernambuco (UPE) abre nesta segunda-feira, dia 12 de junho, o período de inscrição para as três etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2024. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 12 de julho de 2023.

O SSA é o vestibular seriado da UPE. Desse modo, os estudantes fazem provas ao final de cada ano do Ensino Médio, mas somente podem concorrer às vagas no SSA 3, ao final do 3º ano. Para a classificação dos candidatos, a universidade pernambucana soma as médias obtidas em cada uma das três etapas do SSA.

Como se inscrever?

Conforme as orientações da UPE, as inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line. Portanto, para se inscrever, o estudante deve acessar o site da UPE, clicar na etapa desejada (SSA 1, SSA 2 ou SSA 3) e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. 

De acordo com o edital, os candidatos que se inscreverem no SSA 3 devem indicar no momento do cadastro a opção de curso de graduação desejada. 

Para efetivar o cadastro, após realizar a inscrição, os candidatos devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O prazo para os pagamentos é 13 de julho.

Isenção da taxa

Os editais do SSA 2024 preveem a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Têm direito ao benefício os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As solicitações poderão ser feitas no sistema de inscrição a partir desta segunda-feira (12). Os interessados terão até o próximo domingo, dia 18 de junho, para solicitar a gratuidade na inscrição.

Provas do SSA 2024

De acordo com o cronograma, a UPE realizará a aplicação das provas nos meses de novembro e dezembro deste ano. As provas do SSA 1 e do SSA 2 estão marcadas para os dias 3 e 10 de dezembro, e serão no período da manhã e tarde, respectivamente. 

Já a aplicação das provas do SSA 3 estão marcadas para os dias 11 e 26 de novembro de 2023. Os locais de prova serão nas seguintes cidades de Pernambuco: Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.

Cronograma de provas

  • SSA 1 – 3 e 10 de dezembro (manhã)
  • SSA 2 – 3 e 10 de dezembro (tarde)
  • SSA 3 – 11 e 26 de novembro (manhã).

O conteúdo programático das provas varia de acordo com a etapa, contemplando os assuntos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

A lista de obras literárias exigidas na 3ª etapa do SSA 2024 está disponível no Manual do Candidato. De acordo com o documento, os candidatos devem ler as obras indicadas a seguir:

  • CARRERO, Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005.
  • LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2010.
  •  MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
  • RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
  • ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
  • SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007

Vagas e resultados

De acordo com a UPE, a oferta total para ingresso de novos alunos em 2024 é de 3.600 (três mil e seiscentas) vagas. As oportunidades estão distribuídas em 12 campi, sendo para 59 opções de cursos de graduação de diversas áreas. 

Do total das vagas ofertadas, 1.800 são para o SSA 2024, enquanto outras 1.800 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). 

A universidade ainda não informou a data de divulgação do resultado final do SSA 2024 ou do boletim de desempenho.

Para mais informações, acesse o edital no site da UPE.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.