Universidade Aberta do Brasil oferece mais de 130 mil vagas

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou edital que indica o número de vagas ofertadas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O documento que apresenta o resultado da seleção de cursos está disponível no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, a oferta da UAB será de 131.102 vagas em cursos de graduação e especialização. As vagas visam principalmente a formação de professores da educação básica e serão ofertadas a partir de agosto deste ano.

A Capes selecionou propostas de cursos de universidades e institutos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal. O órgão aprovou 369 cursos de licenciatura, entre eles Pedagogia, Matemática, Letras, e Educação Física, etc.

Já o número de cursos de especialização aprovados é 220. As especializações são, por exemplo, em Gestão Escolar, Saúde na Educação, Informática e Métodos e Técnicas de Ensino.

Com a publicação do edital do resultado final, as instituições de ensino superior que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil já podem dar início aos seus processos para seleção de alunos para os cursos. 

De acordo com a Capes, não há regra ou data geral de inscrição para todos os cursos. Os prazos e procedimentos serão definidos em conformidade com o calendário letivo de cada instituição de ensino.

Sobre o Sistema UAB

Criado em 2006, o Sistema UAB tem como objetivo levar a universidade pública a locais distantes e isolados do país.

Desse modo, o governo federal e entes federativos promovem em parceria com 139 instituições de ensino superior a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação através da modalidade educação a distância (EaD).

O Sistema UAB conta atualmente com 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 nesta segunda (4).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.