Enem 2022: Inep abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição nesta segunda (4)

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 poderão enviar os pedidos de isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira, dia 4 de abril. A partir de hoje, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também receberá as justificativas de ausência na edição de 2021.

Ambos os procedimentos devem ser feitos on-line, por meio da Página do Participante. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Inep, o prazo para solicitar isenção da taxa segue aberto até as 23h59 do dia 15 de abril.

A aplicação das provas do Enem 2022 está prevista para os dias 13 e 20 de novembro deste ano.

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o edital, têm direito à isenção da taxa todos os participantes que estão cursando a última série do ensino médio este ano em escolas públicas.

Os participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas e que têm renda familiar per capta de até R$ 1.820 também têm direito de fazer o exame gratuitamente.

O edital especifica ainda que o participante que puder comprovar que está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que for inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) também pode solicitar a isenção da taxa. 

Justificativa de ausência

De acordo com as regras do exame, os candidatos que receberam isenção na última edição do Enem e faltaram às provas devem justificar a ausência para obter o benefício novamente. O prazo para justificar a ausência também é de 4 a 20 de abril.

Nesse caso, os estudantes devem enviar documentação que comprove o motivo da ausência, de acordo com a situação. Segundo o edital, onde os participantes podem consultar a relação de documentação aceita, os documentos devem estar datados e assinados. 

Conforme o cronograma, a divulgação dos resultados das solicitações está prevista para 22 de abril. Os candidatos poderão entrar com recurso entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será liberado no dia 6 de maio.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMS libera lista da 1ª chamada da seleção Quero Ser UFMS 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.