Unimontes encerra inscrições para o Vestibular 2024

O período de inscrição para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) chega ao fim nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. Hoje, a universidade encerra o processo de inscrição para a seleção  em ampla concorrência. Desse modo, os interessados têm até as 23h59 (horário de Brasília) para se inscrever.

Esse processo seletivo marca a retomada do formato tradicional do Vestibular Unimontes, com a oferta de vagas para dezenas de cursos de graduação de diversas áreas. Estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas no Vestibular 2024.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para os estudantes que têm o Ensino Médio completou ou que concluirão o Ensino Médio neste ano e desejam ingressar no ensino superior de forma gratuita.

As inscrições para o Sistema de Reserva de Vagas e Socioeconômico foram recebidas entre 25 de setembro a 6 de outubro, mas a seleção em Ampla Concorrência recebe as inscrições até hoje. Veja a seguir como se inscrever e mais informações sobre o processo de seleção!

Vestibular Unimontes 2024: Inscrições

Os interessados em participar do Vestibular Unimontes 2024 deverão se inscrever via Internet, exclusivamente no site da Coteps.

O candidato deverá informar, no momento da inscrição, todos os dados pessoais, escolares e de contato. Além disso, é necessário escolher uma opção de curso de graduação, considerando o campus de oferta, e uma opção de língua estrangeira para a prova objetiva.

Os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição para efetivar a cadastro. De acordo com o edital, a taxa de inscrição  é no valor simbólico de R$ 10,00 (dez reais).

A Unimontes aplicará as provas presencialmente, em dezembro deste ano. Imagem: Divulgação
A Unimontes aplicará as provas presencialmente, em dezembro deste ano. Imagem: Divulgação

Provas do Vestibular 2024

De acordo com o cronograma, a Unimontes aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 10 de dezembro de 2023, de forma presencial. A avaliação abarcará os assuntos das disciplinas curriculares do Ensino Médio.

Serão dois exames, sendo uma prova objetiva e outra discursiva, de redação em Língua Portuguesa. A prova objetiva será dividida por áreas do conhecimento, com assuntos específicos, de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Além da redação, as questões sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, filosofia e sociologia serão aplicadas para todos os candidatos. Para as questões de língua portuguesa e literatura, a Unimontes recomenda a leitura das seguintes obras literárias:

  • Grande Sertão: veredas”, de João Guimarães Rosa;
  • Vidas Secas”, de Graciliano Ramos;
  • A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

A aplicação das provas acontecerá em dois turnos, com início às 8h e às 15h e com duração máxima de 4h em cada turno. Os locais de prova serão nos diversos municípios para os quais há oferta de vagas, incluindo Montes Claros.

Vagas e resultados

Ao todo, a Unimontes está ofertando 2.734 (duas mil setecentas e trinta e quatro) vagas através do Vestibular 2024. Do total das vagas, 80% visam o ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. As oportunidades são para 70 cursos de graduação de diversas áreas.

A Unimontes reserva parte das vagas ofertadas para o cumprimento das políticas de ações afirmativas, contemplando os seguintes grupos:

  • Categoria I – Negro, de baixa renda, egresso de escola pública: 21%.
  • Categoria II – Egresso de escola pública, de baixa renda: 18%.
  • Categoria III – Indígena, de baixa renda, egresso de escola pública: 3%.
  • Categoria IV – Quilombola, de baixa renda, egresso de escola pública: 3%.
  • Categoria V – Pessoa com Deficiência: 5%.

De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito oficial das provas está prevista para o dia 10 de dezembro, após o término da aplicação. Já o resultado final do Vestibular 2024 está previsto para 31 de janeiro de 2024.

Para mais detalhes, confira o edital do Vestibular 2024.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.