Unifesspa abre período de inscrição do Vestibular Indígena e Quilombola 2022

A Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo de Indígenas e Quilombolas (PSIQ) 2022. De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas.

Os interessados podem realizar as inscrições até as 18h do dia 20 de abril, por meio do site da universidade. Além de preencher o formulário eletrônico, os candidatos devem anexar os seguintes documentos: 

  • Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato;
  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, três lideranças;
  • Histórico Escolar de Ensino Fundamental;
  • Histórico Escolar de Ensino Médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio);
  • Carta de Intenção;
  • Formulário de escolha de opção de formato de entrevista.

De acordo com o edital, a seleção de indígenas e quilombolas será feita em duas fases. A primeira fase consistirá na análise das cartas de intenção. Essa fase será de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase, por sua vez, contará com a realização de uma entrevista individual. 

O edital especifica ainda que a carta de intenção deve ser escrita em Língua Portuguesa e deve ser enviada no momento da inscrição até o dia 20 de abril.

Já as entrevistas estão marcadas para acontecer entre os dias 17 e 20 de maio. A entrevista contará com a presença de, ao menos, dois entrevistadores. Os candidatos serão questionados sobre a sua história de vida e sobre a trajetória escolar. As datas e horários das entrevistas serão publicadas no site da Unifesspa.

Vagas e resultados

Conforme o edital, a oferta da Unifesspa é 164 vagas para a seleção de indígenas e quilombolas brasileiros. As oportunidades são para 41 cursos de graduação ministrados no campi Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santanda do Araguaia e Xinguara. 

Ainda de acordo com o edital, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 31 de maio. O início das aulas será no dia 7 de julho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM publica desempenhos individuais da 1ª e 2ª etapas do PSC 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.