Unifesp oferecerá quase 3 mil vagas por meio do SISU 2024

Como o período de inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começará em breve, as instituições participantes do processo já divulgaram quantas vagas serão oferecidas para os estudantes inscritos.

Uma das instituições que divulgou a quantidade de vagas para o SISU 2024 é a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que já publicou o termo de adesão ao programa.

Dessa forma, para que você descubra quantas vagas estarão disponíveis e como participar da seleção, separamos um resumo com as principais informações sobre a participação da Unifesp no SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: Unifesp disponibilizou quase 3 mil vagas

Como o período de inscrições para participar do SISU 2024 começará nos próximos dias, diversas instituições já divulgaram o termo de adesão referente ao programa. Dentre elas, podemos citar a Unifesp, que já revelou qual será a quantidade de vagas para os estudantes interessados em concorrer por meio da próxima edição do SISU.

No documento, a Unifesp indica que irá oferecer 2.998 vagas para 57 cursos de graduação diferentes ministrados em campi da instituição. Nesta edição do SISU, as vagas da Unifesp contemplarão cursos da área de saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição.

É importante lembrar que, conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes.

No caso da Unifesp, mais da metade das vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo sistema de cotas. As vagas contemplarão estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública. Também serão destinadas vagas para candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a um salário mínimo e meio, estudantes autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

Nesta edição do SISU, Unifesp irá oferecer 1.490 vagas para ampla concorrência e 1.508 para os candidatos que se encaixarem nos critérios determinados pela Lei de Cotas

Unifesp no SISU: quem poderá concorrer?

Os estudantes que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 poderão concorrer às vagas oferecidas pela Unifesp. O resultado do ENEM 2023 será publicado nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, segundo o cronograma do MEC.

Porém, os estudantes também precisarão ter obtido notas mínimas em cada uma das provas do ENEM 2023 segundo o curso de graduação escolhido. Para o curso de Medicina da Unifesp, por exemplo, os candidatos deverão ter nota mínima de 650 em redação e na prova de Matemática. O estudante também precisará ter obtido a nota mínima de 595 em Ciências da Natureza, 600 em Ciências Humanas e 500 na prova de Linguagens e Códigos.

Vagas Unifesp no SISU 2024
A Unifesp irá usar a média ponderada para calcular a nota dos estudantes. Imagem: Seja Bixo/Reprodução

Além disso, cada uma das provas do ENEM terá pesos específicos segundo o curso escolhido pelo candidato, o que poderá influenciar a média final do mesmo.

Os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM apresentada no momento da inscrição. As vagas serão preenchidas pelas instituições conforme a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Dessa forma, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação final no SISU.

SISU 2024: inscrições começam em poucos dias

Segundo o calendário do SISU 2024, o período de inscrições para participar do programa começa no dia 22 de janeiro e todos os estudantes poderão realizar a própria inscrição até o dia 25 de janeiro.

A primeira chama de candidatos aprovados será paliçada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os estudantes também poderão participar da lista de espera do SISU entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro. O resultado da lista será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.