Unifesp encerra prazo para pedidos de isenção do Vestibular Misto 2024

Termina nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular Misto 2024 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os pedidos estão sendo recebidos de forma virtual.

Conforme as orientações da Unifesp, os interessados em solicitar o benefício da gratuidade na inscrição devem acessar o site de Ingresso e realizar o preenchimento do requerimento eletrônico. No momento da solicitação, é necessário informar todos os dados pessoais e socioeconômicos e anexar a documentação para a comprovação dos critérios.

Quem tem direito à isenção?

De acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que atenderem às seguintes condições:

  • Ter se inscrito para fazer as provas do Enem 2023 e concordar com a utilização da nota bruta (sem variação da Teoria da Resposta ao Item – TRI);
  • Comprovar ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • Ter renda bruta mensal familiar per capita não superior ao valor de R$ 1.980,00.

Nesse sentido, para ter direito à isenção os candidatos deverão comprovar condição de hipossuficiência econômica.

Resultado da isenção

De acordo com o cronograma, a Unifesp publicará o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa no dia 15 de setembro. Os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão contestar o resultado até o dia 19 do mesmo mês. O procedimento deverá ser feito virtualmente, mas não será possível enviar novos documentos.

Após a análise dos recursos, a Unifesp publicará o resultado final da isenção no dia 29 de setembro, a partir das 16h, no site de Ingresso.

Vestibular Misto 2024: Período de inscrição

O Vestibular Misto é o processo seletivo da Unifesp que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas na última edição o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com as notas obtidas nas provas aplicadas pela Unifesp.

De acordo com o cronograma, as inscrições para o Vestibular Misto 2024 serão recebidas no período do dia 16 de outubro ao dia 24 de novembro.

Os interessados deverão se inscrever de forma virtual, por meio do site da Unifesp. Conforme as orientações da Unifesp, somente os estudantes que têm o ensino médio completo e que estão inscritos no Enem 2023 poderão participar do processo seletivo.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até 25 de novembro. Na última edição, o valor da taxa foi de R$ 144,00.

UNIFESP anuncia Processo seletivo com ótimo salário mais benefícios
Um dos cursos ofertados no Vestibular Misto 2024 é o de Medicina. Imagem: Unifesp/ Reprodução

Provas do Vestibular Misto 2024

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular Misto 2024 está marcada para os dias 11 e 12 de janeiro de 2024.

Tradicionalmente, a Unifesp aplica as provas nas seguintes cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir de dezembro.

A Unifesp aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, com a seguinte distribuição:

  • 30 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Língua Estrangeira;
  • 20 questões sobre Conhecimentos Específicos (Matemática, Biologia, Química e Física).
  • prova de redação em Língua Portuguesa.

Resultado

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas está prevista para 13 de janeiro. Ainda não há data para a publicação do resultado final. No entanto, a Unifesp prevê divulgar a lista de classificados em 1ª chamada no mês de fevereiro de 2024.

Acesse o site da Unifesp para mais informações.

Leia também Unicamp encerra nesta quinta-feira (31) o período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.