UFRJ lança campanha para a recomposição do Museu Nacional - Notícias Concursos

UFRJ lança campanha para a recomposição do Museu Nacional

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou na última quinta-feira, dia 2 de setembro, uma campanha para a reconstrução do acervo do Museu Nacional, que foi destruído em um incêndio ocorrido em 2018.

No site da campanha, a UFRJ registra depoimentos de doadores de peças únicas que agora compõem o acervo do Museu Nacional.

É possível conferir, por exemplo, os depoimentos do diplomata aposentado do Itamaraty Fernando Cacciatore, que doou 27 peças greco-romanas, do pesquisador Wilson Savino cuja doação foi uma coleção etnográfica africana, e do indígena Tonico Benites com coleção etnográfica indígena.

UFRJ visa recompor os quatro circuitos do Museu

A ideia da UFRJ é recompor os quatro circuitos expositivos do Museu Nacional. São eles os circuitos Histórico, Universo e Vida, Diversidade Cultural, e Ambientes Brasileiros.

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, falou sobre a relevância de iniciativas para a recomposição do acervo.

“Temos total consciência de que não teremos sucesso sem a intensa colaboração nacional e internacional. Precisamos de exemplares de animais e plantas, de fósseis e minerais, objetos etnográficos, históricos, arqueológicos e tantos outros”.

Conforme Kellner, o Museu irá precisar de cerca de 10 mil peças para compor as novas exposições, que ocuparão em torno de 5,5 mil metros quadrados.

De acordo com a universidade, os elementos ornamentais e artísticos que resistiram ao incêndio de 2018 já foram higienizados. A etapa de proteção também foi concluída. Desse modo, as fachadas e coberturas do Paço de São Cristóvão já podem passar pelas obras de restauração.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia SP: Gestão Dória exclui alunos de escolas da rede estadual por ausência, mas sem aviso prévio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?