Fome no Mundo: resumo de Atualidades

Tudo o que você precisa saber

Fome no Mundo: um resumo sobre o fenômeno 

Infelizmente, todos nós sabemos que a fome no mundo é um fenômeno atual e que assola diversas famílias. 

O tema é explorado por temas de redação e também por questões de atualidades das principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares. 

Assim, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas informações importantes sobre a fome no mundo.

Fome no Mundo: introdução 

No ano de 2019, mais de 8% da população mundial sofria com a fome. Em 2020, porém, com o advento da pandemia de COVID-19, esse número saltou para quase 10%. Em números absolutos, essa porcentagem representa uma parcela de aproximadamente 800 milhões de pessoas.

Especialistas apontam que as estatísticas pioraram com a pandemia devido ao aumento do desemprego, ao aumento da inflação e à desestabilização de famílias impactadas pela doença. 

Fome no Mundo: causas

Diversos são os fatores que, nos dias de hoje, provocam a fome no mundo. Dentre eles, podemos citar as guerras, que contribuem para a devastação de locais e a limitação do acesso aos alimentos, as reformas agrárias mal geridas, que limitam a possibilidade de uma melhor produção de alimentos, e o acontecimento de desastres naturais, como terremotos, furacões, temporais, secas, pandemias e epidemias, que acabam por dizimar plantações, diminuir a mão-de-obra disponível e  impedir o transporte de comida. 

Fome no Mundo: contradições 

Estatísticas apontam que muitos são os países que dispõem de excelentes recursos naturais, mas, devido à incompetência de seus governantes, sofrem com uma administração inadequada desses recursos, causando grandes desperdícios e impedindo que milhares de pessoas tenham acesso a alguma forma de alimento. 

Ainda, a superpopulação também pode ser considerada um fator importante na análise do cenário da fome no mundo atualmente. Isso porque, alguns locais contam com muitas pessoas e poucos alimentos, o que acaba provocando a fome e a miséria.

Fome no Mundo: miséria

Parte significativa dos países que sofrem com a falta de alimentos e/ou com a má distribuição de comida é também acometido por uma miséria generalizada que afeta parcela da população. Assim, podemos afirmar que a situação econômica de um país está diretamente relacionada à presença ou não da fome no mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.