A controladoria e as decisões estratégicas da empresa

A controladoria ampara as decisões estratégicas da empresa, bem como, é uma área que impacta o planejamento orçamentário. Saiba mais!

A controladoria e as estratégias econômicas 

A controladoria é fundamental para a gestão contábil de seu negócio. Por isso, é importante que saiba como a controladoria pode contribuir para as estratégias econômicas de seu negócio.

A controladoria é um departamento que visa coordenar o desempenho econômico da empresa

A controladoria é um departamento que visa coordenar o desempenho econômico da empresa. Sendo assim, este é o departamento responsável por produzir informações que sirvam de subsídio para a tomada de decisões. Além de contribuir para a elaboração e aplicação do planejamento estratégico, bem como, contribui para que a gestão possa elaborar e analisar o plano orçamentário.

Qual é o objetivo da controladoria?

O departamento de controladoria visa garantir que as informações financeiras atenderão a demanda externa, ou seja, governo, acionistas, bancos, clientes e público em geral.

No entanto, para isso, é necessário que além de preparar e analisar orçamentos e planejamentos, seja feita a correta interpretação dos resultados financeiros, uma espécie de tradução das informações.

Evolução Contábil – conhecimentos e ferramentas

Assim sendo, a controladoria é vista como a evolução da contabilidade, pois, atua principalmente os conhecimentos e ferramentas contábeis, é muito comum que o Controller tenha formação técnica ou superior em ciências contábeis, alinhando assim, as informações geradas pela contabilidade às técnicas gerenciais.

Controladoria e o planejamento

Dessa maneira, no quesito planejamento, a controladoria analisa se as fases do planejamento estão sendo cumpridas por todos os departamentos da empresa.

É de responsabilidade da própria controladoria e visa prever o futuro financeiro da organização, através da apuração dos custos e despesas. Assim, projetando vendas que garantam o pagamento das obrigações, bem como, gerem retorno financeiro satisfatório.

Assuntos fiscais

Além disso, a controladoria é responsável pelos assuntos fiscais garantindo que as leis e normas sejam devidamente cumpridas, evitando problemas com o fisco. Sendo assim, a controladoria faz a gestão dos ativos da empresa, que são bens auferidos para a execução da atividade principal. 

Isso inclui, por exemplo, o controle do tempo de vida útil dos bens móveis, contratação de seguros para alguns ativos, caso possua, veículos ou prédios, softwares e sistemas de segurança da informação.

Por fim, atua no cenário econômico, analisando a influência do governo sobre o mercado no qual a empresa está inserida, trabalhando na adaptação e prevenção de riscos inerentes. 

Por isso, realizar uma gestão contábil da sua empresa é fundamental para o correto direcionamento orçamentário, bem como, para planejamentos estratégicos diversos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.