UFMT irá oferecer quase 5 MIL VAGAS no SISU 2024

UFMT divulgou o termo de adesão desta edição do SISU

As inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começarão nas próximas semanas. Assim, as instituições participantes do processo estão divulgando o número de vagas que irão oferecer para os candidatos.

Uma das instituições que já divulgou essa informação é a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que publicou o termo de adesão ao SISU na última quarta-feira (03).

Dessa maneira, para que você possa consultar o número de vagas e participar da seleção, trouxemos um resumo completo sobre a participação da UFMT no SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: UFMT oferece quase 5 mil vagas para cursos variados

Como mencionado, a UFMT divulgou o termo de adesão referente ao processo seletivo do SISU 2024 na última quarta-feira, 03 de janeiro. Segundo as informações contidas no documento, a oferta total da instituição será de de 4.959 vagas distribuídas em 98 cursos de graduação dos campi de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande. Os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

UFMT
As vagas oferecidas serão distribuídas entre os cursos da UFMT. Imagem: Prefeitura de Primavera do Leste/Reprodução

Do total de vagas oferecidas pela UFMT, 2.433 vagas serão destinadas aos candidatos que concorrem na modalidade “ampla concorrência”, enquanto 2.516 serão direcionadas aos estudantes que participam do SISU segundo as modalidades previstas pela Lei de Cotas de 2023. Por fim, a instituição também irá disponibilizar dez vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Libras.

Conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes. No caso da UFMT, a instituição decidiu incluir a Bonificação de Inclusão Regional (BIR) no processo seletivo. Dessa forma, estudantes de escolas públicas ou privadas do estado do Mato Grosso receberão um bônus de 15% a mais da nota do ENEM apresentada.

Vagas da UFMT no SISU: quem pode concorrer?

Poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFMT os estudantes que realizaram a prova do ENEM em 2023. As notas do ENEM 2023 serão divulgadas no dia 16 de janeiro, segundo o calendário divulgado pelo MEC. Além disso, é necessário que o candidato não tenha zerado a prova de redação e não tenha participado do ENEM 2023 como treineiro.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Assim, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação no curso pretendido.

SISU 2024: inscrições começam ainda em janeiro

Segundo o MEC, os candidatos poderão se inscrever no programa entre os dias 22 e 25 de janeiro. A primeira chama de candidatos aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre os dias 30 de janeiro e 07 de fevereiro. Por fim, o resultado da lista de espera será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

SISU 2024: como o processo seletivo funciona?

O SISU 2024 irá funcionar de forma online e permite que os estudantes se candidatem a várias universidades e cursos diferentes ao longo da seleção.

Cada estudante pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. O principal critério de seleção dos estudantes é a pontuação obtida na prova do ENEM.

O SISU oferece oportunidades para estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Confira outras vantagens de participar do programa:

  • Processo de inscrição grátis e online.
  • Possibilidade de ingresso simples em uma universidade pública;
  • Aproveitamento da nota do ENEM;
  • Seleção com base em critérios claros e transparentes.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.