UFLA anuncia mudanças no PAS a partir da próxima edição

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou que, a partir da próxima edição, haverá mudanças no Programa de Avaliação Seriada (PAS). A universidade já havia mencionado as alterações, mas não informou quais seriam. 

Tradicionalmente, as provas da 1ª e 2ª etapas do PAS são aplicadas em dois dias. Com a alteração, a aplicação será feita em apenas um dia. Desse modo, os inscritos nas duas primeiras etapas farão provas em um domingo, em finais de semana diferentes. A universidade vai reduzir também o tempo de duração das provas para quatro horas e meia.

Além disso, a UFLA vai reduzir o número de questões de 80 para 60 e não aplicará mais provas de redação nas duas primeiras etapas. A única redação da seleção será a do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que já é incorporado na 3ª etapa do PAS.

As provas do PAS terão questões divididas em quatro áreas do conhecimento, com o objetivo de ter mais compatibilidade com o Enem. Portanto, os candidatos farão provas de: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias. 

Ampliação de vagas a partir de 2022

Além da mudança no formato das provas, a UFLA pretende ampliar o acesso para estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Nesse sentido, o pró-reitor de Graduação, Ronei Ximenes Martins, destaca a ampliação do alcance da UFLA: 

“Com a reestruturação do PAS, pretendemos oferecer ainda mais chances para os jovens da região de influência mais direta da UFLA, permitindo que ampliemos nossos laços com o desenvolvimento microrregional”.

Para isso, a universidade aumentará o percentual de vagas destinadas ao PAS, que passará de 20% para até 35% do total das vagas anuais, principalmente para as microrregiões.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMS aplica provas do Vestibular 2022 na tarde deste sábado (8).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.